Comissão de IES e CREF1 participam de encontro sobre dopagem do ME

Representantes de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro e integrantes do CREF1 participam de encontro em Brasília.

Representantes das Faculdades de Educação Física do Rio de Janeiro participaram do 1º Encontro das Faculdades de Educação Física promovido pela Associação Brasileira do Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, nesta quarta-feira (28), em Brasília. Os profissionais são membros da Comissão de instituições de ensino do CREF1.

O evento tem o objetivo de estabelecer a política nacional de informação, educação e prevenção à dopagem no esporte brasileiro, além de incentivar e promover o contínuo desenvolvimento de futuros Profissionais de Educação Física.

Temas como a apresentação da campanha #JOGOLIMPO; proposta de inclusão do tema antidopagem na grade curricular dos cursos de Educação Física; posse do Comitê Científico e do Comitê de Extensão fizeram parte da programação. Durante o encontro houve ainda apresentação das ações dos respectivos comitês, dentre elas o lançamento do Prêmio de Pesquisa e de Extensão Antidopagem.

A ABCD é uma entidade signatária do Código Mundial Antidopagem responsável por coordenar nacionalmente o combate à dopagem. Dopagem é fraude, corrupção, covardia. É uma ameaça ao Esporte e por isso deve ser combatida. Toda competição só faz sentido se disputada com justiça e ética entre os participantes.

Além de diretores de faculdades de educação física, também estiveram presentes: representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além de confederações que possuem acordo de cooperação com o ABCD e representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo.