SESC promove evento com palestra de Bernardinho

Bernadinho durante palestra no Píer Mauá.

Durante palestra no 1º Talentos Sesc Esporte, dia 17 de novembro, o técnico Bernardinho falou sobre liderança, superação e esporte. O evento ocorreu nos Armazéns 2 e 3, no Pier Mauá, Centro do Rio, e teve o objetivo de impulsionar jovens entre 11 e 17 anos à prática esportiva.

Bernardinho compartilhou inúmeras histórias, dentre elas a do Navy Seal William H. McRaven, um dos responsáveis pela captura de Osama Bin Laden, que durante quatro décadas dedicou a vida à Marinha dos Estados Unidos. O almirante aposentado acredita que pequenas tarefas diárias são capazes de transformar a vida das pessoas.
Ao longo de sua trajetória, ele exerceu de forma rotineira pequenas tarefas com perfeição que ele afirma ter feito grande diferença em sua maneira de encarar a vida e de lidar com os desafios da guerra. Uma das atividades foi executada até a exaustão nas Forças Especiais.

“Eles levantavam às 5h para arrumar a cama de forma perfeita, do contrário, deveriam fazer novamente. A ideia era forçar hábitos de excelência. Eles enfatizavam que se você não pudesse fazer sua cama corretamente, dificilmente conseguiria executar uma missão mais complexa com maestria. As coisas pequenas são importantes. Faça-as perfeitamente”, afirmou Bernardinho.

Depois da aposentadoria, McRaven passou a palestrar sobre sua passagem nas Forças Especiais americana e criou 10 pequenas lições de perseverança, as quais inspiram o técnico brasileiro: 1 – Comece o dia com uma tarefa feita, 2 – Você não vai conseguir sozinho, 3 – Tudo o que importa é o tamanho do coração, 4 – A vida não é justa – siga em frente, 5 – O fracasso pode tornar você mais forte, 6 – Você precisa ousar mais, 7 – Enfrente os tiranos, 8 – Mostre-se à altura da ocasião, 9 – Dê esperança às pessoas e 10 – Nunca, jamais, desista.

À esses ensinamentos, Bernardinho atribuí exemplo de humildade, disciplina e resiliência. “Todo o Navy Seal é testado diariamente com metas que por mais que atingissem, sempre falhavam e eram punidos. Além da questão física, todos sabiam que ele tinha falhado por mais que tivesse cumprido a meta”, destacou. O técnico acrescentou que isso acontece diariamente com todas as pessoas, mas o que importa é não desistir. “Nada resiste ao trabalho. O vencedor é apenas o perdedor que tentou mais de uma vez”.

Além de Bernardinho, o evento também contou com palestra do técnico Giovane Gavio, shows, atividades esportivas e ações de Bem-Estar. As atividades ocorreram entre 16 e 19 de novembro. Ambos ícones do esporte são registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF1).