Exercício ilegal: Fisioterapeuta é flagrado orientando Treinamento Funcional

Um fisioterapeuta foi flagrado atuando como profissional de Educação Física em Teresópolis, no bairro Várzea, ontem, dia 11 de dezembro. O falso profissional foi encontrado pelos fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) orientando atividade de Treinamento Funcional, com a finalidade de condicionamento físico, para duas alunas no estúdio onde é proprietário.

No momento da abordagem, o leigo informou ter feito um curso sobre a atividade, mas não apresentou o registro no CREF1. Mesmo sem a cédula, ele ministrava a atividade com uma estrutura que contava com halteres, steps, bola suíça, bosu, kettlebells, colchonetes, trampolim, caixa box jump, corda sisal e extensores, além de esteiras e bicicletas ergométricas.

O falso profissional foi encaminhado à delegacia local, onde foi lavrado o termo circunstanciado pelo exercício ilegal da profissão. Por estar ofertando uma modalidade que é de competência de um profissional registrado no CREF1, o seu estabelecimento também foi autuado pela mesma transgressão.

Orientado sobre a prática, o fisioterapeuta se comprometeu a contratar um profissional de Educação Física para orientar a atividade, uma vez que vai continuar ofertando-a aos clientes de seu estúdio, e a registrar o seu estabelecimento e nomear um Responsável Técnico junto ao Conselho para continuar ofertando a modalidade.

No bairro vizinho, São Pedro, uma academia de musculação foi autuada por não possuir Registro de PJ, nem RT e por apresentar sala desprovida de profissional de Educação Física durante a fiscalização.