Cristo fica verde pelo Dia do Profissional de Educação Física

Pela primeira vez, o Cristo Redentor ganhou as cores da Educação Física, no dia 1º de setembro, sexta-feira, das 18h30min às 19h30min, em comemoração ao dia da profissão. O monumento foi iluminado de verde com o objetivo de lembrar a sociedade da importância da pratica regular de exercícios físicos. A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CREF1) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, em 2025, o mundo terá cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Para além da alteração na rotina alimentar, os exercícios físicos são fortes aliados na mudança da condição corporal. Praticar exercícios físicos tem reflexos positivos no reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, bem como para o aperfeiçoamento das habilidades atléticas. A prática estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardíacas, moderam o colesterol, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Ainda na sexta, em comemoração da data, a Câmara Municipal de Petrópolis também recebeu a cor da saúde, atendendo a um pedido do feito pelo vereador professor Leandro Azevedo a presidência da Casa. Nesse mesmo dia, a Casa Legislativa foi palco de uma série de palestras sobre diferentes temas dentro da Educação Física, assim como a homenagem a profissionais da área, com a entrega do Prêmio Denoni Pereira Alves, também idealizado pelo vereador.

Sobre a data
O Dia do Profissional de Educação Física é uma data voltada para a valorização e entendimento dos vários segmentos que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a aprovação da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O primeiro de todos a ser instituído foi o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região do Rio de Janeiro e Espirito Santo (CREF1), um dos representantes mais ativos da categoria, que transformou o Estado na capital nacional da Educação Física.

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

 

Publicado em: Nota