Câmara aprova lei que obriga academias a fixar cartazes orientando verificação de registro profissional dos profissionais

A Frente Parlamentar de Petrópolis-RJ conquistou mais uma vitória para a Educação Física e para a sociedade da região. De autoria do vereador Professor Leandro Azevedo, o projeto de lei obrigando as academias a fixarem cartazes orientando os frequentadores a consultar, junto ao Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região RJ/ES – CREF1, o registro profissional de professores, foi aprovado na Câmara Municipal. A medida deve ser adotada em todos os espaços que ofereçam serviços de atividades físicas.

“Esse foi um pedido do próprio CREF1. Com o cartaz, a intenção é conscientizar os frequentadores desses locais sobre a importância de certificar que está sendo atendido por um profissional reconhecido. Tenho certeza que a medida é uma forma de proteger a população e garantir a qualidade do serviço que está sendo prestado”, frisa o vereador.

Aprovado em segunda discussão, o projeto será encaminhado para ser sancionado pelo prefeito Bernardo Rossi. Segundo o vereador, o CREF1 recebe, constantemente, denuncias de exercício ilegal da profissão. Todas são verificadas e na maioria delas a irregularidade é encontrada. No entanto, o número de denuncias ainda é pequeno, pois uma grande parcela da sociedade desconhece a importância do registro profissional.

Para o vereador, os cartazes afixados nesses locais irá deixar os usuários em alerta, para o caso de perceberem casos de exercício ilegal da profissão. “As pessoas precisam estar conscientes que a atividade física prescrita, se for supervisionada ou ministrada por pessoas não habilitadas, podem gerar danos físicos irreversíveis aos praticantes e até a morte”, destaca Azevedo.

Colaboração: Carla Cavalcante