Notícias

Informes

Atividade física pode prolongar vida dos idosos

27/02/2018

Algumas horas por semana de atividade física, mesmo de baixa intensidade, como passear ou se dedicar à jardinagem, poderiam diminuir o risco de morte nos homens idosos, sugere um estudo publicado nesta terça-feira (20). O volume total de atividade física está associado a um menor risco de morte por qualquer causa, asseguram os autores do estudo publicado na revista médica British Journal of Sports Medicine.

A pesquisa mostra que cada meia hora adicional de atividade de baixa intensidade por dia (colocar plantas em vasos, passear com o cachorro, etc.) está associado a uma redução de 17% do risco de falecimento. Meia hora adicional de atividade moderada ou intensa reduz ainda mais o risco, em até 33%.

“As diretrizes britânicas e americanas sobre a atividade física não mencionam [até agora] nenhuma vantagem de uma atividade de intensidade leve”, indica à AFP Barbara Jefferis, epidemiologista da University College London. “Mas os resultados do estudo sugerem que todas as atividades, não importa sua intensidade, são saudáveis”, explica. O estudo teve início em 1978 com cerca de 8 mil homens de entre 40 e 59 anos de 24 cidades britânicas.

Leia também: Exercício reduz medo de quedas em idosos

Entre 2010 e 2012, os 3.137 sobreviventes passaram por um exame médico e responderam a perguntas sobre seu estilo de vida e qualidade de sono. O estudo acabou se concentrando em 1.181 homens que usaram um aparelho de acompanhamento do volume e intensidade do exercício físico durante sete dias. Esses homens, de em média 78 anos, foram submetidos depois a análises periódicas durante cinco anos, um período em que 194 deles faleceram.

Os autores lembram que este tipo de estudos de observação não permitem estabelecer formalmente uma relação de causa e efeito. Além disso, não está claro se as observações desse estudo podem ser aplicadas às mulheres idosas, embora a priori não haja motivos para que os resultados difiram, acrescentam os pesquisadores.

Outras notícias:

Comunicado

Defeso Eleitoral

Comunicados

Estudante do 1º período supervisionava atividade de musculação com quatro clientes em Duque de Caxias

Comunicados

Fiscalização interrompe atividade de musculação com 13 alunos em Campos

Fiscalização

Estudante é flagrado atuando sozinho em sala de musculação na Baixada Fluminense

Informes

COB recebe encontro com lideranças do Sistema CONFEF/CREFs para fortalecer diálogo e construir uma Nação Esportiva

Fiscalização

Academias da rede Smart Fit têm dois pavimentos interditados em Copacabana

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular