A formação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física no Espírito Santo foi discutida durante reunião entre as Comissões de Profissionais da Educação Física do estado, o CREF1 e o Deputado Estadual Fabrício Gandini. Após o encontro, realizado na última terça-feira (30), Gandini deixou evidente o seu apoio à profissão e se prontificou a conseguir as assinaturas necessárias para a formação do grupo.
Os representantes das comissões presentes afirmam que o encontro foi essencial para que a Educação Física marcasse uma posição no estado. Prof. Thiago Miranda, presidente da Comissão do município da Serra, levanta como um dos principais resultados deste diálogo o respaldo que a profissão receberá da Assembleia Legislativa, o que permitirá uma mudança de paradigma no próprio trabalho do profissional.
Já prof. Jean Antoniolli, presidente da recém-formada Comissão da Cariacica, afirma que a criação da Frente Parlamentar, bem como a sua manutenção, será de grande importância para a categoria, pois será através dela que alguns anseios terão força de lei como já acontece no Rio de Janeiro. “Nosso próximo passo é tornar essa informação do conhecimento de todos da categoria para que seja possível juntar mais professores interessados na luta pela profissão”.
No decorrer da reunião, também foi discutido a importância do profissional de Educação Física na prescrição e acompanhamento da atividade física, além de ser levantada a questão da atividade física ser precursora da saúde e qualidade de vida.
As Comissões são grupos independentes que têm o objetivo de buscar soluções inovadoras para as problemáticas regionais da profissão. Formadas por profissionais de Educação Física voluntários, elas são a ponte direta entre as demandas da categoria e o CREF1.