Fiscais do CREF1 dão burpee e autuam 14 estabelecimentos irregulares na primeira etapa da Operação Cross, executada esta semana e que tem o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos de CrossFit e Cross Training na região metropolitana do Espírito Santo.
Do total de autuações, 12 foram pela ausência de Registro de Pessoa Jurídica e de nomeação de Responsável Técnico junto ao CREF1, em desconformidade com a lei federal Nº 6.839/80, lei estadual 7.696/03 e resolução 134/2007 do Conselho Federal de Educação Física. Além disso, dois estabelecimentos foram notificados por permitirem a presença de profissional licenciado atuando nesta modalidade em desacordo com a Lei Federal 9.696/98.
As autuações se deram nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra, sendo percorridos os bairros:
Vila velha – Jardim Marilândia, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itaparica, Cobilândia, Itapuã e Divino Espírito Santo;
Cariacica – Rio Branco, Vila Palestina e Jardim América;
Vitória- Bento Ferreira, Jardim Camburi, Santa Cecília, Santa Tereza, Consolação, Fradinhos e Santo Antônio;
Serra- Parque Residencial Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Parque Jacaraípe e São Diogo.
No início do mês, a fiscalização já havia efetuado uma autuação em exercício ilegal em Vitória. O flagrado em questão é um estudante de Educação Física que orientava alunos durante um Cross Training para 11 alunos. O flagrante aconteceu no bairro de São Pedro e com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo, o falso profissional foi encaminhado para a delegacia de Vitória.