Informes

Jogos Alternativos para Educação Física Escolar: Tapembol

Alguns profissionais de Educação Física brasileiros se debruçaram sobre a prancheta e utilizando a criatividade própria da categoria, criaram jogos para serem utilizados nas aulas curriculares. O CREF1 durante todo o mês de julho, vai divulgar um jogo para que o profissional de Educação Física da área escolar tome conhecimento da atividade e tenha mais uma opção para utilizar em suas aulas.

TAPEMBOL

Criador: Marco Aurélio Cândido Rocha é Provisionado em Educação Física, Licenciado em Educação Física Escolar e Especialista em Treinamento Desportivo, regular no Conselho Regional de Educação Física pelo registro CREF6 04651G/MG.​

O Tapembol é um esporte de quadra com duração de 02 (dois) tempos de 12 (doze) minutos, onde jogam 06 (seis) atletas por equipe, disputando a bola entre si, dando um ou dois toques (tapas) por vez, com 01(uma)mão aberta e sem segurar, objetivando fazer gol no time adversário.​

REGRAS NO SORVEBOL

DISPUTA – A QUADRA 

A partida acontece em uma área retangular, de 40 (quarenta) metros de comprimento por 20 (vinte) metros de largura, com suas respectivas traves e áreas de gol, considerando ainda as linhas limítrofes (laterais, central e de fundos), bem como os Pontos de Vantagem, Vantagem de Área, Expansão da Área e Substituição de Jogadores. 

COMPANHEIROS E ADVERSÁRIOS – OS JOGADORES 

A partida de Tapembol conta com 06 (seis) jogadores em cada equipe, sendo 01 goleiro, 02 defensores, 02 apoios laterais e 01 central. Na reserva são no mínimo 02 e no máximo 06 jogadores. 

Específica para o jogo e feita na medida para praticantes de todas as idades pela facilidade de toque e quiques da bola. 

Formato: Esférico (53 cm) Gênero: Unissex 

Composição: Revestida internamente com látex e acabamento externo em E.V.A. matrizado. 

Possui câmera e pino. Seu tamanho é único, diferenciando o peso em 02 (dois) tipos de bola: 

Bola Oficial: 160 gramas 

Bola ESCOLAR: 130 gramas 

DURAÇÃO DA PARTIDA 

A partida tem duração de 24 (vinte e quatro) minutos, divididos em dois tempos de 12 (doze) minutos e subdivididos em 04 (quatro) períodos de 06 (seis) minutos. 

Em caso de empate, vence o time que cometeu o menor número de faltas durante a partida, nesta ordem: FÍSICA, VERBAL/GESTUAL e TÉCNICA. 
 
Em caso de empate no número de faltas, o critério de desempate: Perde o que cometeu a PRIMEIRA falta. 

TEMPOS NO JOGO 

05″07″ 
01′ 
03′ 
06′ 
12′ 
24′ 

Jogadores em cobranças de falta, lateral, escanteio, saída de bola, reversão. 
Goleiro em saída de bola, recuo, bola em jogo. 
Tempo Técnico (substituição obrigatória e informações entre as equipes). 
Intervalo entre os dois tempos. 
Parte de um tempo. 
Um tempo de jogo. 
Duração total da partida em jogo.