Após dois anos de pandemia e diversas denúncias online por exercício ilegal da profissão em redes sociais, o CREF1 teve a iniciativa de trazer para equipe de fiscalização um profissional com dedicação exclusiva para monitorar e apurar as mídias.
Para o coordenador da equipe de fiscalização do CREF1 a chegada da covid 19 trouxe novos ares para as redes sociais. Segundo ele, elas estão sendo usadas como plataformas de prescrição de treinos. “A prescrição é prerrogativa do profissional de Educação Física e a fiscalização do conselho vai atuar em todos os pontos, estamos atingindo a evolução da categoria, junto com isso o conselho também está evoluindo”, afirmou.
Por sua parte, o profissional dedicado a apurar as denúncias online assegura que é uma experiência nova e desafiadora. “A evolução tecnológica do exercício físico on-line ajudou na atuação dos irregulares dos “falsos profissionais” tendo em vista que eles ficam com a sensação de que a internet é uma terra sem lei”, destacou.
Desde o mês de maio de 2021, o conselho vem aprimorando ações que permitam realizar um trabalho eficiente no mundo digital. Até agosto já foram apuradas 105 denúncias, veja no gráfico:
O passo a passo de fiscalização nas redes sociais:
- Monitoramento de redes sociais
- Análise do perfil
- Apuração do exercício ilegal
- Verificação de dados pessoais no sistema CONFEF/CREFs
- Encaminhamento do ilícito ao Ministério Público (MP)
- MP entra em contato com o falso profissional e realiza todos os procedimentos legais
Como denunciar?
Mande o perfil do Instagram ou Facebook para a equipe de fiscalização através do WhatsApp: (21) 2567-0789.
Veja mais noticias de fiscalização
- Boletim semanal: https://bit.ly/3juwKA6
- Exercício ilegal em Santíssimo: https://bit.ly/3yrmSgN