Fiscalização do CREF1 sobe a serra e flagra quatro leigos em Nova Friburgo e três em Petrópolis. Todos os flagrados irão responder junto ao Ministério Público por exercício ilegal, no art. 47 da Lei de Contravenções Penais. A operação ocorreu entre os dias 17 e 20.
O Conselho criou uma estratégia para fiscalizações constantes em toda a Região Serrana, que tem o objetivo de inibir a ação de pessoas sem habilitação profissional e/ou capacidade técnica para atuar como Prof. de Educação Física.
Em Friburgo, foram flagrados quatro leigos: um orientando Crossfit para seis alunos; um ministrando aulas em treinamento funcional para três pessoas; outro na lambaeróbica; e mais um no treinamento funcional com 23 pessoas. No município vizinho, Petrópolis, os fiscais constataram três casos em dois empreendimentos: no primeiro, foi flagrado um leigo ministrando aula de lambaeróbica para oito alunos e outro supervisionando a musculação para 11 pessoas. O segundo foi pego enquanto conduzia aula de ginástica localizada para cinco alunas.
Dos seis locais onde foram constatados os exercícios ilegais, cinco não possuíam registro de Pessoa Jurídica e nem responsável técnico. Todos foram notificados e serão convocados para prestar esclarecimentos junto ao Departamento Jurídico do CREF1.