ROSA, a cor das emoções também é o tom do movimento nas aulas do Desafio com o Rei, projeto que provocou 50 mulheres da Baixada Fluminense a deixarem o sedentarismo de lado e ter uma vida mais saudável. Com duração de 2 meses, de 1º de março a 1º maio, totalmente gratuito, a ação incentivou as participantes a eliminar até 10 kg nesse período.
Idealizador do desafio, o profissional de Educação Física Luiz Carlos Silva, conhecido como Rei da Baixada, informa que o principal objetivo do projeto é proporcionar mais qualidade de vida àquelas que não têm condições financeiras para pagar uma academia. “Acredito que conseguiremos muito mais que a perda de peso, iremos desenvolver empatia pelo exercício físico e mulheres mais felizes. Esse projeto ajudou a tirar as pessoas de casa e mostrou os benefícios da atividade física”.
As participantes vêm dos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Duque de Caxias somente para fazer as aulas. 56% do total de inscritas (28 das 50) afirmaram não praticar exercícios orientados, três das quais apresentavam algum grau de depressão, uma delas é a Tais de Araújo, 32 anos. Foi para ajuda esta aluna que Luiz Carlos iniciou o projeto. “Antes do carnaval, eu fiz uma caminhada com ela e foi quando a Tais me pediu ajuda”.
A aluna conta que desenvolveu um quadro de depressão e obesidade por conta das disfunções da glândula tireoide, responsável pela produção dos hormônios tiroxina e triiodotironina que regulam o crescimento, a digestão e o metabolismo do corpo. “Além de perder peso, quero usar a atividade física para controlar a minha ansiedade e assim comer menos besteiras”.
Conheça alguns dos benefícios da pratica regular de atividade física
Mas o Desafio com o Rei também atingiu mulheres ativas, cujo o objetivo é perder aqueles poucos quilinhos indesejados. Raquel Lima, 40 anos, faz parte desse time. Ela começou a praticar exercícios físicos de forma despretensiosa há 3 anos e de lá para cá já perdeu 16 kg e ganhou mais confiança. “Foi um processo longo de emagrecimento, mas muito saudável e focado na minha qualidade de vida de bem-estar”. Ela informou ainda que se inscreveu no desafio para perder mais 5 kg. “Tenho certeza de que vou conseguir porque terei o acompanhamento de grandes profissionais”.
O desafio está dividido em 18 aulas coletivas, que acontecem na Academia Lobo do Vilar, em Vilar dos Teles, sendo elas: Step, Jump, Zumba, GAP, Treinamento Funcional, Ritmos, Ginástica Localizada, MMA e Alongamento. Além das modalidades, as participantes têm acompanhamento de uma nutricionista e um avaliador físico. Para continuar no programa, as alunas não podem ter mais de 1 falta, seguir o plano de dieta e participar da avaliação mensal.
Para a segunda etapa do projeto, que será realizado no próximo semestre, outras duas academias já mostraram interesse. “Vamos conseguir atender um publico maior e de outras regiões da Baixada”, concluiu o profissional.