O Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo instaurou operação de fiscalização na região Sul Fluminense do Rio de Janeiro, na última semana, entre 08 e 13 de agosto. No período, 63 estabelecimentos foram fiscalizados e três casos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.
Saiba mais sobre a exigência do bacharelado
Do total, foram constatados: 24 faltas de registro e Responsável Técnico, 19 profissionais atuando fora da área de habilitação, 11 casos de exercício ilegal, cinco pendências administrativas de Pessoa Jurídica, oito salas desprovidas de equipamentos necessários para a realização das atividades. Mais de uma irregularidade foi apresentada em 21 empreendimentos.
73% dos locais fiscalizados eram academias, o que representa o total de 46 averiguações. Os 17% restantes foram divididos entre clubes (cinco), Studios (cinco), boxes de Crossfit (2) e, com uma fiscalização cada, projeto social, Fundação, Instituto e clínica. Do total de estabelecimentos, somente 15 não apresentaram irregularidades.
Para que a atuação do conselho seja ainda mais intensa, é primordial contar com a participação da população. Através do telefone: (21) 2567-0789 ou neste link , é possível denunciar qualquer situação de uso indevido dos espaços, equipamentos e da imagem do profissional de Educação Física. A denúncia é anônima.