A importância do exercício físico para o alcance da saúde integral foi um dos destaques da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Viva Rio, que teve início hoje (07). Alongamentos e técnicas de respiração foram citados como meio para alcançar o bem-estar físico, mental e social.
Ministrada pelo Prof. de Educação da Zona Norte Flávio Leal (CREF 20685 G-RJ), a atividade envolveu mais de 40 profissionais de saúde. Ao serem questionados sobre a prática de exercícios regulares, cerca de 80% dos presentes afirmaram não realizar, o que foi percebido durante a sessão de alongamento por conta das reclamações de desconforto e dores.
“As dores corporais que muitos sentiram é uma sinalização do corpo de que algo está errado. O alongamento, principal ativo da ginástica laboral, é um exercício eficaz na prevenção de lesões e doenças provocadas pela rotina de trabalho”, disse.
Flávio Leal destacou a necessidade de uma maior compreensão sobre a importância da pratica de exercícios físicos. “Para além do emagrecimento e do condicionamento físico, se movimentar melhora o reflexo e a atenção e traz felicidade”.
Uma pesquisa da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, reforça a ideia de que exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física e é fundamental também para o bem-estar psicológico. Pessoas que praticam mais atividade física se sentem mais satisfeitas com a vida do que as que praticam menos. Aumentar os níveis de atividade física também proporciona maior felicidade no mesmo dia.
O encerramento das atividades ficou por conta de uma sessão de técnica de respiração. Em comum, os presentes afirmaram estar mais leves após a atividade e se comprometeram em separar alguns minutos de seu dia para replicar as técnicas ensinadas pelo Prof. de Educação Física.
Fotos: Vitor Madeira/Viva Rio