Durante operação deflagrada em Angra dos Reis, nos dias 09 e 10 de dezembro, fiscais do CREF1 pegaram exercício ilegal de um estudante de Educação Física. No momento do flagrante, ele supervisionava três clientes no salão de musculação.
Somente um Profissional habilitado no Conselho pode orientar exercícios físicos. Para solicitar a cédula profissional, a qual autoriza o exercício da profissão, é necessário ser graduado em Educação Física. Pela ausência de registro no CREF1, o estudante irá responder ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão, no art. 47 da Lei de Contravenções Penais.
Saiba como solicitar a cédula profissional
Na operação também foram comprovadas outras oito irregularidades nas academias da região. Foram encontrados dois estabelecimentos sem registro no Conselho e sem responsável técnico, duas salas desprovidas de Profissional, dois Profissionais atuando fora da área de Habilitação, um Profissional com pendência administrativa e outro estabelecimento inadimplente de suas obrigações estatutárias.
Os estabelecimentos e os Profissionais irregulares foram notificados pelo CREF1 e, respectivamente, responderão ao Departamento Jurídico e à Comissão de Ética.