Verão é tempo de ir à praia, curtir um sol e também praticar atividade física. E para acompanhar de perto o esforço do carioca para manter a forma e cuidar da saúde, o CREF1 colocou em prática a Operação Praia Legal que já fiscalizou 135 profissionais em Niterói e na Zona Sul do Rio.
De 20 de fevereiro a 1º de março 138 locais foram fiscalizados. Com resultado positivo a Operação Praia Legal encontrou profissionais habilitados à frente de várias atividades como vôlei, ginástica, alongamento, skate, futebol, natação entre outras. O destaque vai também para São Francisco (Niterói), Flamengo e Leme na Zona Sul do Rio, onde todos os professores fiscalizados são formados em Educação Física e possuem o registro para atuação legal na área.
Neste mesmo período 19 pessoas foram encontradas ministrando aulas sem a habilitação necessária, conforme determina a Lei 9696/98 que regulamenta a profissão de Educação Física. Os mesmos responderão por exercício ilegal da profissão, tipificada no art. 47 do Decreto Lei 3688/41.
A fiscalização do CREF1 passou também por Copacabana, Leblon, Ipanema e pela praia de Icaraí em Niterói fiscalizando tendas, espaços e escolinhas de esporte.