Mais de 200 diligências foram realizadas durante a Operação LOST, realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) RJ/ES, entre 09 e 31 de janeiro, na orla de Icaraí, São Francisco, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Pedra de Guaratiba, Ilha do Governador e Zona Sul do Rio de Janeiro. Foram comprovados 37 exercícios ilegais da profissão, além de irregularidades em empresas e profissionais que atuam na praia. Além de combater atividades ilegais, a operação teve o objetivo de garantir à sociedade mais qualidade e segurança na prática de exercícios físicos nas areias.
Dos exercícios ilegais constatados pelos fiscais do Conselho, 22 foram em Treinamento Funcional, dois em Corrida, oito em Futevôlei, um em Beach Tennis, um em Natação, um em Personal Trainer e dois em Vôlei. Também houve um encaminhamento para 42º DP do Recreio dos Bandeirantes e outro para 81ªDP de Itaipu em Niterói. Durante a fiscalização, foram comprovados oito casos de inadimplências de Pessoa Jurídica, 25 profissionais com pendências administrativas, 30 casos de ausência de responsável técnico e 14 profissionais atuando fora de sua área de habilitação.
Todos os casos de exercício ilegal, caracterizado quando uma pessoa sem formação superior em Educação Física e registro no Conselho se encontra à frente de qualquer atividade física, serão encaminhados ao Ministério Público. As empresas notificadas serão convocadas a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho e regularizar a situação.