Durante o mês de maio, o Conselho Regional de Educação Física (CREF1) realizou 44 fiscalizações em todo Espírito Santo deflagrou, onde constatou oito casos de exercício ilegal e 17 irregularidades nas empresas da região. A ação teve o objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão e averiguar irregularidades.
Dos exercícios ilegais flagrados: dois ocorreram na musculação, um em futebol, um em Personal Trainer, um em Zumba, um em Fit Dance, um em Circuito e um em Tênis.Nas diligências também foram constatadas 10 empresas sem registro e sem responsável técnico nomeado no Conselho; três salas desprovida de profissional de Educação Física e quatros profissionais atuando fora da área de habilitação. Do total de exercícios ilegais, dois foram encaminhamentos às delegacias locais.
Todos os casos de exercício ilegal serão encaminhados ao Ministério Público. As empresas notificadas serão convocadas a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho e regularizar a situação. Para denunciar a prática ilegal da Educação Física, basta acessar o formulário de denúncia o site ou entrar em contato pelo telefone: (27)3227-1622.