Posse Rogerio Melo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Discurso da posse do presidente Rogerio Melo

Confesso que nos últimos dias estava apreensivo em relação ao que falar neste momento tão importante da minha vida, muitas ideias foram surgindo até que finalmente resolvi ponderar da minha relação de amor com a Educação Física.

No longínquo ano de 1973, decidi fazer inscrição para cursar a faculdade de Educação Física, mesmo com a censura de alguns familiares. Os enfrentei e fui em busca de uma formação que me traria aquilo que eu acreditava ser interessante para a minha formação e obviamente para minha vida.

Naquela ocasião só existia uma instituição que oferecia o curso, então fiz o cadastro para o processo seletivo do vestibular unificado, sendo está a única maneira de entrar para esta instituição.

A vontade de cursar Educação Física era tão grande que me inscrevi em outubro deste mesmo ano para o vestibular de outra instituição, a primeira particular que abriu no município do Rio de Janeiro. Para minha alegria fui aprovado no processo seletivo, iniciando o curso no mês de novembro.

Logo a seguir, no mês de dezembro, fiz a prova para o Vestibular unificado, mais uma vez fui aprovado, desta vez para a Universidade Pública, como eu tinha passado para o segundo semestre do ano de 1974 resolvi então continuar cursando o primeiro semestre na instituição particular, ao término do qual fui cursar novamente o primeiro período na instituição pública.

Nesta ocasião, o formando oriundo do curso de Educação Física não tinha nenhuma garantia ou segurança que mesmo com a formação superior teria a oportunidade de colocar os seus conhecimentos a serviço da sociedade, ainda com essa dúvida era essa formação que me atraia. Após a conclusão do curso, trabalhei em várias áreas como clubes de Futebol, clubes de Futebol de Salão – hoje futsal -, escolas particulares, escolas públicas, faculdades e universidades.

Foi durante uma palestra proferida pela APEF para os estudantes em uma instituição de ensino superior, da qual eu tenho a honra de fazer parte do seu quadro de docente há 38 anos, que surgiu a oportunidade de entrar na luta pela regulamentação de profissão que eu tinha escolhido ou ela tinha me escolhido.

A minha luta pela regulamentação da profissão começou de uma dúvida dos alunos desta instituição sobre o mercado de trabalho dos formados provenientes dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura, já que não havia um órgão responsável pela fiscalização da categoria. Foram várias ações para que o sonho se tornasse realidade e agora, em 2018, esse que era um sonho da categoria está fazendo 20 anos.

Foi no dia 1º de setembro que comemoramos o aniversário da promulgação da lei 9696/98, que regulamentou a profissão de Educação Física. Para alguns que iniciaram na profissão após esta data talvez não consigam mensurar o quanto foi importante a regulamentação, sobretudo, para a sociedade que está em busca de uma vida ativa e saudável, pois passou a ter a garantia de ser atendida por profissionais qualificados e éticos após esse marco.

Agora somos uma profissão reconhecida pela sociedade e a cada dia que passa mostra-se mais importante para os que buscam uma orientação qualificada na melhora da qualidade de vida. É através da prática regular de atividade física, orientada por um profissional de Educação Física, que é possível prevenir doenças, aumentar a coordenação motora, ter ganhos na flexibilidade, enfim, poder usufruir da vida de forma mais autônoma possível.

Hoje estou tomando posse na presidência do CREF1. É com imensa satisfação e sentimento de responsabilidade que passo a ocupar esta função e espero poder corresponder à confiança dos que me escolheram através de votação, assim como estar na altura dos presidentes que me antecederam.

Nesta data marcante para mim não poderia deixar de inferir que o CREF1 é formado por todos os profissionais registrados em seus quadros, o crescimento e fortalecimento da nossa categoria depende de todos os seus membros.

Para finalizar, quero agradecer a todos pela presença e faço uma saudação especial aos amigos aqui presentes, a minha família através do meu irmão Romário, minha cunhada Michela, aos Filhos Bruno e Leonardo, as noras Jaqueline e Bruna, ao neto que não pode estar presente, Danilo, que a um ano veio dar outro sentido a minha vida e uma saudação mais que especial a minha esposa e parceira Tânia pela a paciência de aturar a mais de quatro décadas.

Muito obrigado à todos, lembrando sempre que o CREF1 não para.

Homenagem a conselheiros e presidentes de CREF’s

Ao término do mandato do presidente André Fernandes e posse do presidente Rogerio Melo, os conselheiros que estavam no mandato receberam o  discóbolo, honraria do CREF1, assim como os presidentes  dos Cref’s presentes na solenidade.

HOMENAGEM AOS CONSELHEIROS

Daniel Guimarães, Alexandre Trindade, Milton Almeida, André Fernandes, Rogerio Melo, Diego Marques, Ernani Contursi, Diego Gonçalves, Felipe Goulart, George Gtelles, Valcir Rocha, Samuel Cardoso, Adriana Sampaio, Cintia Amanda, Cristiane Belo, Patrícia Terra, Marina Guedes, Maria Paula Tavares e Nina Barbosa.

HOMENAGEM AOS PRESIDENTES DE CREF’s

Eduardo Merino –CREF2, Nelson Júnior – CREF4, Patrick Aguiar – CREF7, Denis Marques  – CREF15, Rogerio Melo – CREF1, Jovino Ferreira – CREF14, Jorge Henrique – CREF5, Claudio Boschi – CREF6, Jean Carlos  – CREF8, Antonio Branco – CREF9, Domingos Sávio – CREF11 e Carlos Eliert – CREF17.

Posse das primeiras comissões

DISCURSO DE POSSE DAS PRIMEIRAS COMISSÕES

Gostaria de agradecer o comparecimento de todos e falar, em poucas palavras, sobre a importância das comissões para o crescimento da Educação Física em nosso estado. Cada um de vocês, durante a minha gestão como presidente do CREF1, terão a incumbência de fazer com que a nossa profissão possa ser valorizada e cada vez mais ser reconhecida como imprescindível para a manutenção da saúde de nossa sociedade.

Lembramos que uma de nossas funções como conselho regulador da profissão é garantir a atuação adequada dos profissionais de Educação Física capacitados, portanto, cada comissão, em sua região de atuação, terá como missão identificar necessidades acadêmicas dos profissionais e partir em busca de soluções, assim como utilizar a força de uma categoria concretizada para exigir dos políticos a aprovação de leis que protejam a Educação Física e, em consequência, a sociedade.

Agora, falando um pouco sobre o início deste Conselho, eu lembro de muitos voluntários, assim como os que neste dia estão tomando posse, que fizeram desta nossa profissão uma profissão consolidada. Me recordo que há 20 anos, quando ainda dávamos os primeiros passos na regulamentação, muitos de nós fiscalizávamos de forma voluntária os locais de atividade física com intuito de orientar os professores que ali trabalhavam sobre a importância do registro profissional.

Esse pontapé inicial deu frutos, conseguimos avanços que anos atrás pareciam impossíveis para a Educação Física, tudo isso com a força do trabalho voluntário dos Conselheiros, Diretores e deste presidente que aqui lhes fala. Hoje temos um quadro de funcionários do mais alto gabarito que executam as funções necessária para que o CREF1 esteja no patamar de um dos mais atuante em nosso país, sendo continuamente reconhecido pelo seu pioneirismo. São várias ações que o colocam na vanguarda e a colaboração de todos é primordial para manutenção deste status.

As comissões que hoje dou posse se apresentam como basilar para o desenvolvimento desta profissão. Entretanto, mesmo com um trabalho intenso feito pelos que me antecederam aqui nesta presidência, Conselheiros e funcionários, ainda nos deparamos com algumas situações de ataque a nossa profissão, então essa luta que é diária não pode ser deixada de lado.

O CREF1 somos todos nós.

As primeiras comissões do CREF1 foram empossadas pelo presidente Rogerio Melo, durante a solenidade ocorrida em novembro de 2018.

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular