Notícias

Comunicados

Sedentarismo: inimigo da saúde

19/07/2012

A falta de atividade física é responsável por 13,2% das mortes no Brasil, segundo a pesquisa divulgada nos últimos dias, da revista médica Lancet, que alerta a população dos riscos da inatividade e apresenta desafios para uma vida mais saudável.

Pesquisadores do mundo inteiro estiveram à frente dos estudos, que trouxeram resultados preocupantes, inclusive de que o sedentarismo deve ser considerado uma pandemia: “Um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo”.

A pesquisa concluiu também que a falta de exercícios mata uma em cada dez pessoas, uma estatística mais alta do que os óbitos causados pelo fumo, por exemplo. Na América Latina os estudos mostraram que o sedentarismo impulsiona o surgimento de doenças graves como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon,  responsáveis pela morte de 11,4% latinos.

A população brasileira está entre os mais sedentários da América Latina, sendo a inatividade física causadora de “8,2 % dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon”, revelou os estudos.

Os desafios também foram destacados, dentre eles a recomendação de 150 minutos de exercícios moderados toda a semana, e o investimento em segurança para o estímulo da prática de atividade ao ar livre, em praças públicas e em outros locais adequados à mesma.

Quer cuidar mais da sua saúde? Procure o CREF1, consulte se o seu professor de Educação Física é registrado e devidamente habilitado para prescrever e acompanhar suas atividades físicas. Procure um estabelecimento certificado pelo Conselho e comece seus exercícios!

Outras notícias:

Informes

CREF1 empossa 34 profissionais em novas Comissões Regionais no Interior e Região Serrana do RJ

Informes

CREF1 amplia atuação com novas Comissões do Rio de Janeiro

Comunicados

CREF1 empossa novos membros das Comissões Regionais no Grande Méier e em Teresópolis

Informes

CREF1 dá posse a 63 membros das Comissões Regionais em Petrópolis, Niterói e Nova Iguaçu

Comunicados

CREF1 empossa 57 membros das comissões da Regional Campo Grande

Informes

Novos membros reforçam atuação do CREF1 em três regiões do Rio

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular