60 pessoas. 5 minutos. Uma mixagem. Essa foi a receita utilizada pelo Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (CREF1) para parar a estação Central do Brasil no dia 31 de agosto, às 17h, durante o “flash mob” Corpo em Movimento, executado em parceria com a SuperVia, pela primeira vez, para as comemorações dos 20 anos de regulamentação da Educação Física.
O início da coreografia foi marcado pela reinterpretação do Discóbolo de Mirón, símbolo da Educação Física, através de cinco estátuas humanas representadas por mulheres saradas e um pouco acima do peso, um negro e um homem com o corpo sarado, as quais mostraram o ambiente múltiplo com o qual a profissão trabalha. A proposta é acabar com o estigma estético que cerca a Educação Física, mostrando a sua relação muito mais próxima com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Essas estátuas humanas também exibiram mensagens de incentivo a prática da atividade física no decorrer dos 5 minutos de coreografias.
A dança seguiu com a execução de movimentos que remeteram a atividade física, como agachamentos, exercícios para o braço, dança, entre outros, sendo encerrada com a presença de dançarinos profissionais ao ritmo do funk. A ação teve o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da prática de atividade física com profissionais regulamentados, através de uma experiência prazerosa e surpreendente.
Veja o Vídeo da íntegra:
O Dia do Profissional de Educação Física é uma data voltada para a valorização e entendimento dos vários segmentos que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a aprovação da Lei Federal nº 9696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão.