Quem Somos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nossa História

1998

Em 01 de setembro de 1998, durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, entrou em vigor a Lei Nº 9696/98, que trata sobre a regulamentação da profissão de Educação Física, juntamente com a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais.

1999

No dia 13 de outubro de 1999, foi criado o primeiro Conselho Regional de Educação Física do Brasil, o CREF1. No mesmo período, foram nomeados e empossados 24 conselheiros que exerceriam um mandato tampão de quatro anos, na época, dois mil profissionais receberam a cédula oficialmente.

O departamento de fiscalização foi instalado, e os conselheiros atuavam como fiscais, encarregados de conscientizar e orientar os profissionais sobre as exigências da nova lei.
As primeiras instalações do CREF1 foram cedidas pelo proprietário da Editora Sprint e Conselheiro, Ernani Contursi, hoje em dia, a antiga sede é o Hospital Pronto Baby, no bairro Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

2000

2.034 novos registros foram concedidos a profissionais do estado, totalizando na época, 4.002 registrados no Conselho. Foi criada e inaugurada a primeira página virtual do CREF1.

2022

Em dois de junho, foi aprovado no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 2486/21 que garante a regulamentação da Educação Física. O PL foi sancionado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro em 27 de junho, marcando história para todos os Profissionais do Brasil.

Visão

Ser um Conselho Profissional com legitimidade social e que seus registrados sejam reconhecidos como profissionais da Saúde em todas as áreas e campos de atuação.

Missão

Defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física, primando pela aplicação da conduta ética e excelência técnica vinculadas a promoção da Saúde Física, Mental e Social.

Valores

Acreditamos que os profissionais de Educação Física têm um papel imprescindível para a sociedade e lutamos por esse reconhecimento.

Acreditamos que atividades físicas bem desempenhadas promovem saúde física, mental e social, disposição, bem-estar e previnem doenças.

Buscamos alcançar o melhor desempenho em quaisquer circunstâncias, sempre aprimorando a qualidade em serviços prestados.

Temos o papel de preservar as memórias e passar adiante as tradições e costumes relacionados à profissão e seus profissionais.

Bandeira

Idealizada para simbolizar a união e a comunhão de ideais e interesses dos Profissionais de Educação Física. É constituída pelas cores verde, azul, amarelo, laranja e branco. 

verde: cor das profissões de saúde e representa eficiência
azul: cor da educação representa segurança e confiança
branco: simboliza ética e transparência
laranja: simboliza energia, vibração e vitalidade
amarelo: simboliza luz, ação e poder

Discóbolo de Mirón

O Discóbolo de Míron é uma escultura que representa o atleta no momento culminante do esforço, e que foi realizada entre os anos 460 e 450 a.C.
O Discóbolo foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada na resolução 049/02.

É a representação ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantânea. A detalhada descrição da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto é inexpressivo e ideal, sem revelar o esforço do lançamento.

CREF1 no tempo!