A prática regular de exercícios físicos com um profissional habilitado no Conselho é benéfica em qualquer idade, mas os reflexos são ainda mais evidentes na terceira idade. Pensando nisso, a UNIMED Rio promoveu o Seminário Saúde Física do Idoso, dia 10 de outubro, com a presença da profissional de Educação Física e integrante da Comissão do CREF1 em Barra do Piraí, Mariana Junqueira. Temas como estilo de vida ativo, melhoria da qualidade de vida e independência funcional foram abordados na palestra.
Durante o evento, a profissional compartilhou a experiência à frente do trabalho com a terceira idade para uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de discutir como as diferentes profissões podem contribuir para o desenvolvimento do idoso. “A atividade física é ferramenta importante tanto na prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, artrites, doenças cardíacas, como no fortalecimento muscular e na manutenção da densidade óssea, melhora o equilíbrio, o reflexo, previne a osteoporose e, principalmente, ajuda na diminuição da depressão”.
>>Conheça a história da Vovó Fitness
Prof. Mariana também mostrou a importância de uma rotina de exercícios físicos para os idosos. “Quanto mais condicionados pelos exercícios físicos, mais fácil irão realizar as atividades físicas diárias, que é o ato de se movimentar para realizar suas tarefas diárias, seja varrer uma casa, pegar uma sacola de compras, correr para pegar um ônibus”, informou.
A profissional afirma que não há idade para começar a praticar exercícios físicos. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, quanto mais a idade avança mais o exercício se torna necessário. Para um bom resultado, sem que a saúde da pessoa seja prejudicada, é fundamental trabalhar de forma integrada.