Falsa professora, aparelhos enferrujados, baratas por todo lado, halteres improvisados com garrafas pet, falta de registro de pessoa jurídica (PJ), tudo isso foi encontrado na última terça-feira (22/05), em uma academia na Cidade da Alegria – bairro do município de Resende.
Para efetuar, com ainda mais eficácia, a operação fiscal, a equipe do CREF1 contou como o apoio do batalhão de Polícia Militar local que acompanhou os fiscais até o estabelecimento e posteriormente até a delegacia para o registro de ocorrência. Lá foram flagradas várias irregularidades, dentre elas o exercício ilegal com pessoa não registrada ministrando aula de hidroginástica para mais de 10 idosos, o que contraria a Lei Federal 9696/98 (art.1º) caracterizando, portanto, a contravenção prevista no artigo 47 da Lei 3688/41.
Outro agravante foi a ausência de registro de PJ, o estabelecimento não apresentou nenhuma documentação, e por isso não pode funcionar enquanto não regularizar esta situação. As péssimas condições do local também chamaram a atenção dos fiscais. Ferrugem nos equipamentos, insetos, como barata, faziam parte do ambiente oferecendo risco aos frequentadores e aos próprios funcionários. A fiscalização foi motivada, principalmente, pelo número de denúncias recebidas – seis somente este ano – feitas por profissionais, e pela própria população.
A operação contou, ainda, com a presença da imprensa regional. Confira uma das reportagens neste endereço – http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dLRfy_R9ZT4.