Pilates

Capacitação no Método Pilates

Capacitação teórica totalmente EAD e prática presencial.

Certificação: Os profissionais que obtiverem presença em todos os módulos, cumprirem as tarefas de estudos, práticas presenciais e não presenciais e aprovação nas avaliações, receberão a certificação.

Carga horária: 72 horas.

Atenção: O profissional que faltar um módulo será automaticamente desligado da capacitação, mesmo com justificativa. 

 

Capacitação no Método Pilates

Origem e desenvolvimento da ginástica e do Pilates. Termos e conceitos aplicados. Elenco de exercícios originais. Perfil do aluno: testes e avaliações para a prescrição dos exercícios. Indicadores de conduta do profissional diferenciado. Anatomia funcional e cinesiologia. O Conceito de integração. Respiração: padrões, dinâmicas, técnicas e efeitos. Linguagem e comunicação eficiente. Posturologia. Bioenergética. Efeito dose-resposta dos exercícios. Metodologia de organização das aulas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: As competências pretendidas serão desenvolvidas em seis módulos de 12 horas, sendo 6 horas presenciais, em atividades eminentemente práticas e, mais 6 horas em atividades de estudo não-presenciais.

Módulo I – 16/03/2019: Fundamentos do Pilates: Origem e desenvolvimento da ginástica e do Pilates; Termos e conceitos aplicados; Elenco de exercícios de solo: reconhecimento, prática, análise e alternativas de organização metodológica; Perfil do aluno: testes e avaliações para a prescrição dos exercícios; (overhead squat); Conduta do Profissional diferenciado: Atenção aos detalhes;

Módulo II – 30/03/2019: Corpo e movimento:Anatomia funcional e cinesiologia básica; Pilates: um meio para a integração do indivíduo; Elenco dos exercícios originais do Reformer: reconhecimento, prática, análise e alternativas de organização metodológica; Perfil do aluno: Testes e avaliações (Shoulder flexion); Conduta do profissional diferenciado: Hospitalidade, patrocínio positivo e dinâmica do elogio.

Módulo III- 13/04/2019: Respiração, qualidade nos exercícios e bem-estar: Respiração e exercícios: desafios e oportunidades; Padrões e dinâmicas respiratórias: aprendizagem e treinamento; Elenco dos exercícios originais do Cadilac: reconhecimento, prática, análise e alternativas de organização metodológica; Perfil do aluno: Testes e avaliações (Shoulder mobility); Conduta do profissional diferenciado: Valorização dos exercícios como meios de cuidados pessoais.

Módulo IV – 27/04/2019: Fundamentos da Posturologia: Estudo da postura: alinhamento, estabilidade e mobilidade; A linguagem do Pilates e a comunicação eficiente; Perfil do aluno: Testes e avaliações (Laseguè); Elenco dos exercícios originais da Cadeira (Chair): reconhecimento, prática, análise e alternativas de organização metodológica; Conduta do profissional diferenciado: Comunicação acessível e compreensível.

Módulo V – 11/05/2019: Energia e vitalidade: A chave para a saúde e o bem estar: Bioenergética: Conceitos sobre a energia para a vida; Concentração e relaxamento como estratégias para a ampliação do Bem estar e da vitalidade; Efeito-dose resposta dos exercícios e de outras atividades da vida diária: o equilíbrio como um requisito para a saúde; Perfil do aluno: Testes e avaliações; MVF Reach; Elenco dos exercícios originais dos diferentes Barris (lader barrel e spine corrector): reconhecimento, prática, análise e alternativas de organização metodológica; Conduta do profissional diferenciado: Valorizar atitudes e comportamentos proativos.

Módulo VI- 25/05/2019: Técnicas manuais aplicadas ao pilates: Conceito e contexto das técnicas manuais no universo de intervenção do Profissionais de Educação Física; Identificação das técnicas básicas e seus efeitos; Roteiro de técnicas aplicas ao Pilates.

 

 

Professor Luiz Antonio: Diretor técnico da Total Pilates, onde ministra aulas de Pilates desde 2000; Lecionou por 20 anos como professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH) e na Universidade Iguaçu (UNIG), onde, além de atuar como professor acumulou o cargo de coordenador do curso de Educação Física e membro dos colegiados dos cursos; É consultor técnico da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro. Atua desde 2005 em cursos de capacitação no Método Pilates, com destaque para os cursos oferecidos pela Balance Prol Pilates/Body tech, A capacitação das equipes de profissionais do SESI-RJ, Academia KS, Studio Zen, Academia Everybody/Mardam Pilates e na própria sede da Total Pilates.

 

  • Data: 16/03/2019
  • Horário: 09:00 às 16:00 horas
  • Vagas disponíveis: 30
  • Local: Academia Total Sport Club - Doutor Raul de Oliveira Rodrigues, 714 - Piratininga, Niterói Ver Mapa
Inscreva-se