Presidente do CREF1 recebe Medalha Pedro Ernesto e Conselho congratula profissionais

Presidente do CREF1, prof. Rogério Melo, é congratulado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto em solenidade em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, promovida no dia 30 de agosto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. No evento, outros seis profissionais foram congratulados com a moção de aplausos da casa e também receberam a Medalha da Frente Parlamentar e o diploma Honorário do Conselho.

A homenagem ao presidente do CREF1 foi proposta pelo então secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio, na época vereador do Rio, Felipe Michel e casou com a ideia do Conselho de congratular os profissionais que contribuíram com a profissão ao longo dessas duas décadas.  

O secretário conta que o prof. de Educação Física faz parte da essência de sua vida, porque sempre teve a figura desse profissional na sua carreira como atleta, exigindo da parte física, da postura, da conduta, do horário. Com base a tudo, Felipe Michel disse que não poderia deixar de reconhecer o trabalho do presidente do CREF1. “Por tudo que fez pela Educação Física e por nós, amantes do esporte. Poucas pessoas têm essa homenagem porque buscamos sentimento, verdade e quem faz pela nossa cidade”.

A Medalha Pedro Ernesto é a principal Comenda do Rio de Janeiro, a qual o prof. Rogério Melo a dedicou aos profissionais de Educação Física. “Esta homenagem não é para mim, mas para toda a categoria. Estando presidente do CREF1, eu represento todos os profissionais do Rio e do Espírito Santo, então cada pedaço desta medalha e deste certificado pertence a todos vocês”.

Segundo o presidente, desde 1998 o mês de setembro tem sido de grande importância para a Educação Física, pois foi neste mês que ganhou o status de profissão. Durante o discurso de agradecimento, o presidente destacou que a regulamentação só foi possível por conta do envolvimento de alguns que estiveram presentes na solenidade. “Foram eventos, viagens, reuniões que demandaram tempo e dedicação para que a profissão fosse reconhecida”.

Prof. Ana Barreto, que já foi conselheira do CREF1 e atualmente representa as Instituições de Ensino Superior, destacou que a Educação Física está entre as profissões mais importantes da sociedade, porque atuam com a qualidade de vida. “Enquanto profissional de ensino superior me sinto honrada em prestigiar os meus amigos e colegas porque somos importantes para a formação dos profissionais que colocamos na sociedade e virão a atuar de forma efetiva para garantir a saúde e qualidade de vida.

O vereador de Petrópolis, Leandro Azevedo, também compôs a mesa da solenidade, quando destacou os feitos do município para a valorização da profissão. “Estou vereador de Petrópolis, município que aprovou mais de sete leis em benefício da Educação Física e tem uma lei de incentivo de esporte podendo ser aprovada. Fico feliz em poder levantar a bandeira dessa profissão”.

Também presente no evento, o deputado federal Hugo Leal contou a sua experiência com a profissão. “Não sou profissional, mas um profundo admirador e também executor. Eu digo que muitos jovens seguiram trajetória brilhantes porque iniciaram um projeto da Educação Física e tiveram o esporte como incentivador”. Ele disse que o esporte, nas diversas modalidades são parâmetro de disciplina, respeito, solidariedade, de responsabilidade e que não existe prevenção melhor do que a prática do exercício físico.

Durante esses 21 anos várias ações foram promovidas para que o profissional de Educação Física passasse a ser visto pela sociedade como importante para melhora da qualidade de vida da população, como um profissional que atua na prevenção das mais variadas doenças e com atuação comprovada para todos os tipos de reabilitação.

Ao concluir o discurso, prof. Rogério reiterou que, nesta data, não podemos deixar de homenagear aqueles que há mais de meio século estão contribuindo para que a Educação Física seja assentida, através de um trabalho de qualidade. “E neste momento o CREF1, através de sua diretoria e conselheiros, tem a honra e o privilégio de estar homenageando a todos vocês que dignificam essa profissão para que tenhamos uma sociedade saudável”.

Com base nisso, receberam a homenagem das mãos das gestoras de relacionamento do CREF1 e de Felipe Michel os profissionais: prof. Ailto Jose Peixotoprof. Leoni Nascimentoprof. Roberto de Carvalho Pávelprof. Luiz Alfredo Cardoso de Abreuprof. Antonio Carlos da Silva Mello e prof. Mario Nazareth Campanella. Ainda neste dia, a Prefeitura de Mesquita homenageou, junto ao CREF1, o prof. Almir dos Santos Barreto.

Atualização:
No dia 03 de setembro, o presidente do CREF1 e outros profissionais de Educação Física foram congratulados com moção pela Câmara Municipal de Itaguaí. Homenagem foi proposta pelo vereador Ivanzinho.