Comissão de Barra do Piraí inicia o mês com conquistas para a profissão

Comissão de Barra do Piraí inicia o mês com conquistas para a profissão A Comissão de profissionais de Educação Física de Barra do Piraí, especialmente montada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) para lutar pela valorização da profissão na região, teve conquistas relevantes para a profissão na região. Entre elas, destacam-se: a aprovação, por unanimidade na Câmara de Vereadores da cidade, do projeto de lei 056/2019 que determina a presença do profissional da Educação Física no Programa de Saúde da Família, que segue para a sanção do prefeito, e a Moção de Aplausos, também da Câmara, ambos ocorridos no dia 9 de abril.

 

Comissão de Barra do Piraí se reúne com o vereador Cleber do Areal

O PL foi apresentado pelo vereador Cleber do Areal logo após uma reunião com os membros da Comissão. Já a moção, recebida das mãos do vereador e também profissional de Educação Física, Prof. João Paulo Novaes, congratula os membros do grupo por criarem um elo entre o Conselho e os profissionais da área com o objetivo de caminhar juntos para o desenvolvimento da profissão.

No início da semana, a Comissão de Barra do Piraí já havia estabelecido um marco para a categoria da cidade ao aprovar, por unanimidade, duas propostas durante o Seminário Municipal de Saúde de Piraí. As sugestões se baseavam em:

1- Ampliar a disponibilidade e divulgação / incentivo de projetos variados de atividade física em todos os bairros do município, a partir da integração da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Esporte e Lazer.

2- Proposta a ser levada a conferência estadual: ampliar o financiamento para a inclusão de profissional de Educação Física nas unidades de Saúde da Família.

A prof. Bianca Nunes e o Prof. Denis Miranda representaram a Comissão na solenidade de congratulação. Vereador José Paulo Novaes no meio dos profissionais.

Ainda no evento, as representantes do grupo, as profissionais Mariana Junqueira e Bianca Nunes, aprovaram por 7 votos a 4, que o Conselho Regional de Educação Física (CREF1) ocupe, pela primeira vez, a 5ª cadeira no Conselho Municipal de Saúde da cidade de Piraí.

De acordo com a presidente da Comissão, prof. Mariana Junqueira , a importância da atuação do CMS é inestimável porque garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

Para ela, a entrada da Educação Física nesse grupo pode contribuir para melhorar a qualidade da assistência prestada à população na área da saúde. “Essa importantíssima participação no Conselho da Saúde ajuda a estreitar as relações entre todas as categorias para a formação e discussão de ações na área da saúde”.

Para além da participação, estar presente nesse grupo, segundo a presidente, abre espaço para novos mecanismos e estratégias, afim de consolidar a Educação Física no âmbito da Saúde Coletiva. “O caminho a ser percorrido é longo, porém, essa visão tem mudado bastante. Tem crescido a conscientização de que a atividade física pode curar e prevenir lesões, apresentar benefícios no humor, autoestima e memória, além de combater uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano”.