PERSONAL TRAINER NA ERA ONLINE

Last Updated on 10 de maio de 2021 by Elena Salazar

A 15ª pesquisa anual de tendências de fitness 2021 do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, em inglês), aponta no ranking mundial que os treinamentos online ocupam o primeiro lugar, no mesmo período no ano passado (primeiro trimestre de 2020) a posição era a número 26ª.

Analisando este cenário online tão positivo e concorrido ao mesmo tempo, como seria possível captar novos alunos? qual seria a forma correta de se posicionar nas redes sociais? quais estratégias usar para mostrar treinamentos que chamem a atenção? qual tipo de conteúdo deve ser compartilhado e com que frequência?

Várias perguntas surgem para os novos profissionais que gostariam focar na educação física remota, uma delas não sendo a menos importante, é a coragem de gravar na frente de uma câmera, saber passar o treino de forma correta, falar as palavras mais efetivas para o entendimento do aluno, sequencias de exercícios físicos, correção de postura, entre outras.

Entrevistamos o Profissional de Educação Física Bruno Martins Leal (registro 023348-g) que responde cada dúvida para quem está começando no mundo fitness online.

Um profissional recém-formado na educação física, quer focar em treinamentos online, abre seu perfil nas diversas redes sociais, o que ele/a deve fazer para dar início a esse novo empreendimento?

Em relação a dar a aula, ele precisa apenas ter uma boa conexão de internet, um celular com uma qualidade de imagem suficiente para que vejam bem a demonstração do exercício e um espaço com uma luz também razoável para que a pessoa não tenha dificuldade em visualizar o treino.

A partir daí , ele vai determinar a metodologia dele, baseado no que ele acredita numa boa entrega do treino ( avaliação / acompanhamento por vídeo conferência / aquecimento do treino, etc) . A maior dificuldade no processo vai ser a captação, então o conhecimento do marketing digital é fundamental nesse processo

Medo de gravar, qual tipo de conteúdo vou produzir. Como encarar esses questionamentos?

É normal que isso aconteça, não fomos treinados para saber explicar sobre algum assunto olhando para a câmera, mesmo sendo um assunto que dominamos, então nada melhor que o treino diário falando nas redes socias para destravar essa situação.

É importante lembrar que é possível você conseguir captar alunos sem precisar falar ABSOLUTAMENTE nada, muito professores compartilham conteúdo nas redes sociais sem falar, apenas mostrando exemplos de treino e outros também conseguem sem nem aparecer em vídeo! apenas compartilhando conteúdo escrito, ou seja, no pior dos cenários, você pode chamar a atenção sem a necessidade de falar com o público.

Existe uma forma “correta” de se posicionar nas redes sociais no início da carreira?

Não existe uma forma e não existe a “correta” você precisa encontrar qual o seu propósito, qual público você gostaria de atingir? terceira idade? Crianças? mulheres que buscam emagrecer? A partir daí seu conteúdo deverá ser direcionado para essa população

Primeiros conteúdos, dicas para produzir

Uma dica ótima! Vai no perfil de professores que você que tem alto índice de interação com o público e veja os temas que mais geram comentários e visualizações, pega esse tema e faz um conteúdo baseado naquilo que você acha sobre esse assunto, não tenta buscar um “ assunto novo “ ou um assunto que ninguém ainda falou sobre ele , isso não existe, e quem te segue usa você como um filtro, ele quer saber de você se agachamento machuca ou não o joelho ou se pega ou não glúteo

Mencione 3 estratégias efetivas para captar novos alunos

Estratégia 1: faça perguntas estratégias para seus seguidores sobre qual parte do corpo mais incomoda por exemplo, a partir desse conhecimento você pode oferecer seu serviço como solução, uma estratégia simples e que funciona bem

Estratégia 2: interaja sempre com as pessoas que comentem a que perguntam no seu Instagram, as pessoas gostam de serem ouvidas e ela pode escolher você como professor porque sente segurança em ser bem atendida

Estratégia 3: poste tudo que você sabe sobre treino, quanto mais você posta, mais as pessoas vão confiar em você porque tem a oportunidade de ver que você tem conhecimento.

O que não pode fazer um profissional da educação física nas redes sociais?

Não pode invadir a área de outras profissões, enviando dieta por exemplo ou tudo aquilo que vai contra as atribuições dos professores ( igual ao offline) e fazer promessas que não são possíveis como: programa pra perder 15kg em 30 dias, onde ainda que alguém possa conseguir , no processo diversas outras pessoas vão se frustrar e a culpa na verdade é da promessa impossível ou pouco provável de alcançar.

Confira no link a pesquisa completa do Colégio Americano de Medicina do Esporte: https://bityli.com/EKbms