Clipping: Iniciar atividade física aos 40 anos gera o mesmo efeito positivo

Após os 40 anos, ainda dá tempo de sair do sedentarismo e colher os benefícios da atividade física? Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Americano do Câncer, sim. Os resultados do estudo apontam que iniciar os exercícios nos “enta” ou durante a adolescência gera o mesmo impacto na saúde, reduzindo em 35% o risco de mortalidade por todas as causas.

“Fazer atividade física é importante em qualquer idade, mas principalmente a partir dos 40 para minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento. Naturalmente, o envelhecimento gera diminuição de massa óssea e do tônus muscular. Na medida em que você faz atividade física, há um retardo nesses efeitos, além de melhorar circulação, principalmente se forem atividades aeróbicas”, explica José Carlos Siciliano, conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (CREF1).

A prática de atividade física favorece a regulação hormonal liberando endorfina, favorecendo a satisfação corporal e naturalmente ampliando as relações interpessoais

José Carlos Siciliano

Especialistas acreditam que a descoberta não desestimulará os mais jovens a praticar exercícios. “A atividade física regular tem a cada fase da vida uma importância específica para as necessidades daquele momento. Vale ressaltar que pessoas fisicamente ativas desde cedo retardam sensivelmente os sintomas do envelhecimento e constroem ao longo dos anos um corpo cada vez mais forte, funcional e saudável”, afirma Luiz Felipe Sinforoso, profissional de Educação Física e presidente da comissão de profissionais da Barra da Tijuca.

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Além de deixar o corpo preparado para a rotina diária, os exercícios físicos são um ótimo remédio contra o estresse e a ansiedade. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais.

“A prática de atividade física favorece a regulação hormonal liberando endorfina, favorecendo a satisfação corporal e naturalmente ampliando as relações interpessoais “, diz José Carlos. Antes de iniciar os exercícios, é necessário ser orientado por um profissional de educação física, que poderá indicar qual grupo de atividades é mais recomendado para seu estilo de vida.