Obrigatoriedade da Educação Física na Educação Básica foi tema de encontro da Frente Parlamentar

A primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física de Petrópolis aconteceu nesta quarta-feira (10). Presidida pelo vereador professor Leandro Azevedo, com a presença do conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), prof. André Fernandes, foi debatida a obrigatoriedade da disciplina em toda a Educação Básica.

“Nossa intenção é acompanhar o cumprimento da Lei Federal que já prevê a aplicação da disciplina em toda a educação básica há mais de 20 anos. Em Petrópolis, para que a legislação seja cumprida, é necessária a realização de um novo concurso público para contratação de profissionais da área”, explica Leandro Azevedo.

A carência de profissionais, segundo o vereador, afeta, principalmente, os alunos do primeiro segmento. “O desporto é um direito constitucional e além de regulamentado pela Lei Federal, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, também está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA” frisa. Através desse grupo, outras fiscalizações importantes serão realizadas, como por exemplo, a situação dos equipamentos esportivos instalados no município.

A Frente Parlamentar também está passando por reestruturação e agora sua composição conta também com o vereador Hingo Hammes, que acabou de assumir uma cadeira, frisou que a intenção é unir forças para impulsionar cada vez mais o esporte da cidade. “Trabalhando juntos conseguiremos aprimorar programas e projetos já implantados, propor a criação de novas iniciavas e criar condições para que ações de estímulo a prática de exercícios sejam multiplicadas por toda a cidade. A Frente Parlamentar une o trabalho que todos nós desenvolvemos para alcançarmos os objetivos, que são comuns a todos, de forma mais rápida e eficaz, beneficiando, de fato, toda a população”, disse. 

Os vereadores Justino do Raio X, Gilda Beatriz, Jorge Relojão, Antônio Britto, Jamil Sabrá, Marcelo da Silveira e Márcio Arruda. A intenção dos vereadores da Frente é que as reuniões aconteçam mensalmente, com o objetivo de alavancar todas as modalidades esportivas, desde o futebol e artes marciais até as menos tradicionais. 

O encontro também contou com a presença os Vereadores Hingo Hammes, Marcelo da Silveira e Gilda Beatriz, que integram a Frente; dos professores Renato Farjalla e Jose Augusto; da presidente da Comissão de Profissionais de Petrópolis, Amanda Leal; do superintendente de Esporte  Lazer, Leonardo Berg; e da estudante Ayane Souza Presidente da APE que representa a classe estudante do município de Petrópolis.

Encontro da Frente Parlamentar reúne políticos, CREF1, profissionais de Educação Física e estudantes