Em Mesquita, projeto atrai idosos em busca da qualidade de vida

A atividade física é um dos aliados para quem quer atingir uma boa qualidade de vida. Ela auxilia não somente na perda de peso, mas fortalece a musculatura, ajuda no tratamento de doenças como a depressão e regula a pressão sanguínea. Pensando nisso e como uma forma de promover um trabalho que falasse sobre os exercícios físicos na 3º idade, a profissional de Educação Física Milena Varella começou o projeto “Exercite-se”, em Mesquita, na Baixada Fluminense, em parceria com Eduardo Lemos, da Secretária de Esportes da cidade.

A estratégia é impactar a população que tem menos a acesso à informação e baixo nível de escolaridade. A ideia é fazer a distribuição desse conhecimento de forma itinerante, permear bairros distintos com grupos heterogêneos tendo uma abordagem assertiva.  A palestra, que é realizada uma vez por mês, mostra dados estatísticos, quebra certos paradigmas, mostra valores referências de certas patologias e as recomendações de cada diretriz, mas de uma forma muito didática. Todos os assuntos são tratados de forma lúdica para facilitar a assimilação do tema, com o qual os alunos aprendem sobre todo o processo de envelhecimento.

No decorrer do Exercite-se, os alunos também aprendem a observar sinais e sintomas de doenças como Diabetes e Hipertensão (que são mais comuns) e a agir antes para evitar a evolução delas.  O intuito do Exercite-se, segundo Milena, não é só mostrar o problema, mas a questão como um todo.