Museu virtual sobre o esporte brasileiro abre exposições colaborativas

Um museu virtual dedicado à história do esporte está matando a saudade dos fãs em meio à pandemia do novo Coronavírus.  O eMuseu do Esporte abriu recentemente o período de exposições colaborativas Olímpica e Paralímpica, tendo a última recebido a curadoria do Instituto Incluir. Todo o material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas. O conteúdo pode ser acessado através deste link.

No processo de curadoria, o Instituto Incluir selecionou mais de 15 instituições para exibir seus conteúdos em duas temporadas de exposições. A primeira vai até o dia 21 de maio, com destaque para as mostras olímpicas com a atleta de beach tennis Tatiana Flores; de Djan Madruga no triathlon; e da Confederação Brasileira de Basquete, entre outros.Nas exposições da modalidade paralímpica, os visitantes poderão conhecer a história do Davizinho do Surf; do triatleta Marcelo Collet; além do Instituto Benjamin Constant e o Clube de Regatas Vasco da Gama. De 22 de maio a 5 de junho, os destaques serão Camila Bombana no Arco e Flecha, Yanca Costa no surfe; e Clodoaldo Silva, medalhista paralímpico na natação.

>Acesse a exposição virtual eMuseu do Esporte

Para o Diretor de Esportes do Instituto Incluir, Patrick Souza, ter acesso a esse tipo de conteúdo é de suma importância neste momento. “Além de incentivar que as pessoas fiquem em casa, através deste projeto, eles terão contato com atletas renomados do movimento olímpico e paraolímpico”.

Bianca Gama detalha que a ideia, nascida nas aulas de doutorado, se transformou em um projeto incubado no Departamento de Inovação da Uerj (InovaUerj), com objetivo de dar visibilidade a iniciativas e pessoas ligadas ao esporte em geral. “A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, salientou.

O eMuseu foi lançado oficialmente no dia 19 de abril, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa. Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Em junho, serão inauguradas oito galerias permanentes, com um tour virtual imersivo.