Vila Olímpica promoveu ação social no Morro dos Macacos

Mais de 700 pessoas estiveram presentes na ação social “Vila em Movimento”, realizada no último sábado (07), na Vila Olímpica Artur da Távola, localizada próximo ao Morro dos Macacos, Vila Isabel, em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 06 de abril. O evento teve o objetivo de conscientizar a população local sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento humano e o seu impacto na qualidade de vida e na transformação social.

A abertura do evento foi marcado pela homenagem a Barbara Leoncio, campeã mundial na prova dos 200 metros rasos do Mundial Juvenil de 2007, e a Celia Regina , campeã mundial de Jiu-Jitsu. As atletas foram nomeadas madrinhas do evento por conta de toda a contribuição que deram ao esporte na comunidade. No dia também foram realizadas oficinas de Judô, Muay Thai, Futebol de 5 (esporte paralímpico), Skate, Tênis, Jogos Recreativos, Simulador de Vela, Recreação, Basquete, Bocha, Futebol e Xadrez gigante, Brinquedos e Percussão com material reciclável, Corrida para criança, além de aulas de NTC Treinamento Funcional, Alongamento, Dança e Pilates.

Integrantes da organização do evento, Milton Matias, profissional de Educação Física e coordenador técnico da VOAT, e Monique Gorgonio, profissional de Educação Física do Instituto Esporte & Educação (IEE), informaram que a ideia do evento era fazer com que mais pessoas da comunidade local utilize o espaço da Vila Olímpica e o próprio parque onde ela está inserida.  “Queremos que os moradores utilizem o aparelho público para a pratica da atividade e valorize  esse espaço, reconhecendo que existe uma vila com várias modalidades e que podem fazer aulas com excelentes profissionais registrados no Conselho (CREF1)”. Monique acrescentou que o trabalho da Equipe Multidisciplinar da Vila na organização em conjunto com a REMS RIO (Rede Esporte pela Mudança Social) possibilitou o sucesso do evento.

O Vila em Movimento foi promovido em parceria com: REMS, Conselho Regional de Educação Física (CREF1), Nike, Instituto Reação, Luta pela Paz, SESI/FIRJAN, Urece, Coletivo Briza, Fundação Gol de Letra, Instituto Pro mundo, Instituto Rumo Náutico/ Projeto Grael, Instituto Companheiros das Américas, Instituto Casa Viva, Olimpíadas Especiais do Brasil e Instituto Eventos Ambientais. Também conta com a parceria da Unidade de Polícia Pacificadora, da Secretaria Municipal de Saúde e da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer.