Projeto promove atividade física gratuitas para idosos em Caxias

O projeto “Saúde”, direcionado à terceira idade, promove aulas gratuitas de alongamento, fortalecimento e exercícios aeróbicos na praça Otávio Carneiro, em Duque de Caxias, todas as terças e quintas, de 06:30 às 07:30. Criado em 2014 pelo profissional de Educação Física Rui Reis, a iniciativa reúne dezenas de idosos e nasceu da necessidade de promover uma atividade de qualidade e com profissional habilitado àqueles que não tinham condições de estar em um ambiente de academia. A turma é composta em sua maioria por mulheres.

No início, as atividades eram promovidas na academia do profissional, a RR Fitness. Nesse espaço, Rui recebia os idosos e cobrava apenas um 1kg de alimento não perecível como forma de inscrição, donativos que eram destinados à igreja local, mas por conta da grande procura e da especificidade do ambiente, como os degraus altos, as atividades foram direcionadas à praça. “No começo eram 10 alunos, depois o número subiu para 15 e outras pessoas quiseram saber mais a respeito do projeto”, disse.

O ponto de encontro, a praça Otávio Carneiro, é um lugar comum na vida desses idosos. Alguns deles já frequentavam o local antes do projeto. Além disso, a praça traz visibilidade para a ação, já que muitas pessoas passam por ali diariamente e as atividades ao ar livre podem vir a despertar o interesse de outras pessoas. Durante o verão, a procura aumenta, chegando a atingir a capacidade máxima estipulada para a aula, que é de 40 alunos.

Para Rui, ao levar a atividade física para os idosos, ele está cumprindo uma missão com a sociedade. “Se cada professor de Educação Física dedicasse pelo menos um dia da semana para dar uma aula de graça, haveriam menos pessoas com problemas de saúde”. Além de cumprir um papel social, o trabalho traz a sensação de dever cumprido para o professor: “eu dou as aulas porque eu gosto, eu não cobro valores, é tudo sobre ajudar o próximo. E é gratificante quando eu recebo o retorno dos alunos, falando sobre a melhora na saúde, no corpo e na mente”. ressaltou.