Pesquisa e Inovação

O exercício físico é fundamental no tratamento da insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca (IC) crônica é uma das principais causas de morbidade, mortalidade, incapacidade física e aumento dos custos de saúde pelo mundo. Uma característica marcante da IC é a intolerância severa ao exercício, que é multifatorial e decorre de mecanismos fisiopatológicos centrais e periféricos.

O treinamento físico é reconhecido internacionalmente como uma recomendação de Classe I para pacientes com IC, independentemente da fração de ejeção ser reduzida ou preservada. Sendo assim, a reabilitação cardíaca continua sendo a ‘Cinderela’ dos tratamentos para insuficiência cardíaca, como foi demonstrado recentemente na importante revisão publicada no “European Heart Journal” por Taylor RS et. al. (2023).

Esta revisão forneceu uma atualização contemporânea sobre a base de evidências, orientação clínica e status da reabilitação cardíaca para pacientes com insuficiência cardíaca, argumentando que uma reabilitação baseada em exercícios é um pilar fundamental do tratamento da insuficiência cardíaca, juntamente com o fornecimento de medicamentos e dispositivos de saúde.

Muitas evidências demonstram que a prescrição ideal de exercícios aumenta a capacidade física, melhora qualidade de vida e reduz hospitalizações e mortalidade em pacientes com IC. As recomendações atuais para treinamento aeróbico, treinamento contra resistência e treinamento muscular inspiratório em pacientes com IC adotam os princípios de frequência, intensidade, tempo (duração), tipo, volume e progressão, como foi demonstrado na recente revisão de Taylor JL et. al. (2023) publicada no importante periódico “Heart Failure Reviews”.

Para que tais efeitos ocorram, é de suma importância a atuação do profissional de Educação Física no controle de variáveis de treinamento físico, além de avaliações sistemáticas mensurando os níveis de aptidão física dos indivíduos com IC. Com isso, a otimização do tratamento do paciente com IC ocorre de forma mais eficaz.

Para mais informações, acesse aqui:

https://academic.oup.com/eurheartj/article/44/17/1511/7076080?login=false

Referências:
Taylor RS, Dalal HM, Zwisler AD. Cardiac rehabilitation for heart failure: ‘Cinderella’ or evidence-based pillar of care? Eur Heart J. 2023 May 1;44(17):1511-1518. doi: 10.1093/eurheartj/ehad118.
Taylor JL, Myers J, Bonikowske AR. Practical guidelines for exercise prescription in patients with chronic heart failure. Heart Fail Rev. 2023 Apr 18. doi: 10.1007/s10741-023-10310-9.

Câmara Técnica de Saúde do CREF1