Notícias

Comunicados

Tatuagem com rosto sorrindo monitora rotina dos atletas

19/12/2012

Uma novidade promete facilitar o acompanhamento dos atletas do esporte. Com uma simples tatuagem treinadores e competidores poderão acompanhar sinais vitais do organismo e monitorar o desempenho físico dos esportistas.
Desenvolvida por pesquisadores das Universidades da Califórnia e Toronto, a pequena tatuagem resiste às intensas transpirações, e através de um conjunto de elétrodos pode diagnosticar problemas de saúde registrando níveis de potássio, PH, magnésio e sódio da pele. “Quando os atletas estão fazendo exercícios de resistência, seus corpos produzem uma grande quantidade de ácido láctico. Se ele for saudável, vai se livrar do ácido láctico de forma relativamente rápida. Caso contrário, o pH irá alterar de forma significativa”, explica Vinci Hung, pesquisadora da Universidade de Toronto.
A tatuagem tem desenhos variáveis, e a versão que está em teste apresenta um rosto pequeno sorrindo, olhos que contém elétrodos e orelhas com dispositivos de medição ligada a pontos de conexão (veja a foto). Além de prático e temporário, o produto – feito com prata, fibras de carbono e anilina – também é mais barato, e de fácil aplicação, bastando apenas retirá-lo da embalagem de papel e aplica-lo com água.
Segundo especialistas, os antigos métodos e mesmo os atuais são invasivos, volumosos e às vezes até difíceis de serem manuseados. E por isso os benefícios da tatuagem são inúmeros como tamanho, praticidade e agilidade.

FONTE: http://saude.terra.com.br/bem-estar/tatuagem-temporaria-monitora-saude-e-desempenho-fisico,36222958c457b310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Outras notícias:

Informes

CREF1 empossa 34 profissionais em novas Comissões Regionais no Interior e Região Serrana do RJ

Informes

CREF1 amplia atuação com novas Comissões do Rio de Janeiro

Comunicados

CREF1 empossa novos membros das Comissões Regionais no Grande Méier e em Teresópolis

Informes

CREF1 dá posse a 63 membros das Comissões Regionais em Petrópolis, Niterói e Nova Iguaçu

Comunicados

CREF1 empossa 57 membros das comissões da Regional Campo Grande

Informes

Novos membros reforçam atuação do CREF1 em três regiões do Rio

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular