Notícias

Comunicado, Informes

Treinamento funcional atrai pessoas em busca de mais facilidades no dia a dia

24/02/2014
Rio – A rotina de fazer exercícios ficou mais divertida. Tendo a praia como cenário, o Treinamento Funcional inspira pessoas de todas as idades a deixarem o sofá de lado para cair na malhação. 
Foi o que fez a estudante de Direito, Fernanda Penna, de 22 anos, que trocou a luta no tatame pela areia fofa da Praia do Flamengo, onde tem aulas no Circuito da Praia.
“Exercício a céu aberto é mais agradável”, defende a moça, que começou a atividade há quase um mês e não parou mais. “Venho três vezes por semana. Não fico com preguiça. Treinar ao ar livre é mais atraente”, diz.Treinamento funcional na praia atrai pessoas em busca dais facilidades no dia a
A estudante é uma dos 150 alunos do projeto comandado pelos sócios e professores de Educação Física, Thiago Porrozzi, 28, e Felipe Marinho, 27, há quase dois anos. “O circuito é um misto de exercícios de treinamento utilizados em vários esportes”, explica Porrozzi, que apostou em um mercado que ainda cresce. “Ilha do Governador e Macaé são bons nichos”, indica.
Lá em Ipanema, no Posto 8, o Treino do Sapo — sob a batuta do professor de Educação Física, Bruno Rosa, 28 — coloca mais de 100 pessoas em movimento. A inspiração inicial veio dos exercícios que praticava quando era jogador de futebol americano. “Muitas pessoas ficam estressadas por passarem o dia inteiro no escritório. Cerca de 90% dos meus alunos querem fugir de espaços fechados”, descreve Bruno, conhecido como Sapo.
Há um ano em meio entre elásticos, cones e hastes, a fotógrafa de 25 anos Júlia Assis adotou a modalidade. “Na praia o tempo passa mais rápido, não tem rotina. O contato com professores e alunos é bem maior. E no final, ainda posso dar um mergulho!”, encerra.
Melhor coordenação e flexibilidade
O professor Marcelo Costa, 49 anos, membro do Conselho Regional de Educação Física (Cref) explica que não existem restrições para a atividade, mas é importante passar por avaliação médica antes de começar. E os benefícios são muitos. “Melhora a coordenação motora, a flexibilidade e a capacidade cardiorespiratória”, enumera o especialista, com 27 anos de carreira. Outra vantagem é o fortalecimento da musculatura profuda do tronco, onde está a coluna vertebral. “Trabalha essa região, que suporta uma sobrecarga no dia-a-dia. Como resultado, a pessoa sente menos dores nas costas e desconforto”, esclarece. Costa explica que os exercícios tradicionais são mais focados no desenvolvimento da força. “A proposta é que o treino atenda à rotina do aluno, nas tarefas cotidianas”, completa.
Reportagem: Larissa D’Almeida
FONTE: Matéria extraída do Jornal O Dia 
 

Outras notícias:

Fiscalização

CREF1 flagra leigo atuando no treinamento funcional em Maricá

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em Treinamento Funcional em Madureira

Fiscalização

Leigo é flagrado ministrando aula de Cross Training em Nova Iguaçu

Fiscalização

Flagrante de exercício ilegal em aula de ginástica localizada em São João de Meriti.

Fiscalização

Flagrante de exercício ilegal durante aula de Cross Training na Penha

Fiscalização

Flagrante de exercício ilegal na atividade de Step em Santa Cruz

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular