O CREF1 deflagrou mais uma etapa da Operação Varredura, entre 08 e 11 de maio, em 25 estabelecimentos de Três Rios e região, o que resultou no flagrante de dois exercícios ilegais da profissão e outras 12 irregularidades em estabelecimentos locais. Segundo o gerente de relacionamento do CREF1 Interior, Daniel Pacheco, “outra força tarefa está sendo planejada para resolver as irregularidades encontradas e averiguar novas denúncias de exercício ilegal na região”.
Os flagrantes de exercício ilegal aconteceram em Paraíba do Sul e Três Rios. No primeiro, os fiscais pegaram um falso profissional supervisionando 14 clientes no salão de musculação. Já na outra cidade, o leigo ministrava aula de alongamento para oito clientes. Pela inexistência desse registro profissional, o que caracteriza exercício ilegal da profissão segundo o art. 47 da Lei de Contravenções Penais, todos os casos serão encaminhados ao Ministério Público, que dará seguimento ao processo.
Além disto, também foram encontrados: cinco estabelecimentos sem registro e sem responsável técnico nomeado no CREF1, quatro estabelecimentos não possuíam profissionais em algum ambiente e três profissionais atuavam fora da área de habilitação. Todas as empresas e profissionais irregulares foram notificados e irão responder junto ao Conselho.
Ajude o CREF1, denuncie qualquer prática ilegítima em academias, centros esportivos, clubes e estúdios. Entre em contato pelo (21) 2567-0789 ou pelo site cref1.org.br.