O que é preciso para valorizar o esporte nas escolas? Faltam recursos para incentivar novos talentos? Onde está a Educação Física nesta hora? Todas estas perguntas foram discutidas na Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (06/05) em Vitória, capital do Espírito Santo.
“Os talentos do esporte na escolas” foi o tema do evento que estimulou um debate sobre a inserção do esporte nas escolas da capital. O vereador da Câmara Municipal de Vitória, Vinícius Simões acredita que os profissionais de Educação Física podem ser gestores neste processo de incentivo e aprimoramento das habilidades dos alunos. “Onde está esse aluno? Para onde ele vai? E de que maneira ele pode ser conduzido pelos professores de Educação Física, pelo Poder Público e federações esportivas existentes no Estado?", questionou o vereador.
Representando o CREF1 o professor Sérgio Tavares, coordenador da Frente Parlamentar do Conselho reforçou a importância da sinergia entre esporte e política para que as ações sejam efetuadas. “Para que o esporte no Estado se desenvolva, é preciso que haja profissionais qualificados e políticos sensíveis para esta causa”, comentou.
Na audiência também foi discutida a necessidade de gestão na Educação Física, de profissionais interessados na elaboração de ações integradas ao Poder Público. “O gestor público não tem competência para tratar a questão do esporte na escola com qualidade, ele precisa da colaboração dos professores para atuar na fase de planejamento”, explicou o secretário municipal de esportes, Wallace Valente.
Participaram da Mesa de Honra da Audiência: o coordenador da Frente Parlamentar do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro, professor e Mestre Sérgio Tavares; a representante do Conselho de Ed. Física do Estado do Espírito, Santo Suellen Torres; o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente; o representante da Secretaria de Estado de Esportes, Kássio Fassarella; os Vereadores Marcelão (PT) e Wanderson Marinho (PRP).
Veja mais detalhes no site da Câmara Municipal de Vitória.