Por Evelin Azevedo para o Extra
Deixar de lado o sedentarismo é um dos muitos objetivos que a maioria das pessoas estabelece durante a virada de ano. Hoje, primeira segunda-feira de 2020, é o momento ideal para começar a transformar este desejo em realidade.
— O melhor exercício é aquele no qual a pessoa se sente bem. Gostar da atividade é fundamental. Exercícios em grupo e com alta intensidade são muito eficientes pra quem passou um pouco dos limites neste período de festas de fim de ano — recomenda Felipe Goulart, conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (CREF1).
Para quem busca o emagrecimento e a definição muscular, não basta sair do sedentarismo, é preciso também fazer mudanças na alimentação.
— A minha dica é sempre se lembrar da importância da boa alimentação neste processo, pois de nada adianta treinar, treinar e treinar, se estiver comendo mal, ingerindo muitas calorias e muitas gorduras ruins — diz Bruno Leal, profissional de educação física.
> Leia reportagem completa no Extra
Outro cuidado que é preciso ter ao começar os exercícios, principalmente no verão do Rio, é com o sol. Se sua atividade for realizada ao ar livre, passe filtro solar.
— Não podemos esquecer da hidratação. Ela é fundamental para não passar mal e continuar sua atividade física. É importante lembrar que a suadeira que você apresenta quando faz atividade nessa época está relacionada com a perda de água e não de gordura, então, não se anime muito se suar bastante, é apenas água indo embora. Hidrate-se bem — orienta Leal.
Os idosos, em especial, devem tomar mais cuidado ao se exercitarem durante o verão.
— Eles tendem a se sentir desorientados e com alterações de humor nessa época do ano em virtude da baixa hidratação. Por isso, não se recomenda fazer exercícios intensos ao ar livre entre 11h e 16h. Esta recomendação serve para qualquer faixa etária, assim como a necessidade procurar um profissional de educação física para ajustar a intensidade do seu treino, individualmente — alerta Goulart.