A Comissão de Profissionais de Educação Física de Rio das Ostras entregou na última quarta-feira, dia 10, uma Nota Técnica com um conjunto de Normas e Condutas a serem implementadas para possibilitar o retorno gradativo às atividades de estúdios de personal, centros de atividades aquáticas e academias. Na ocasião, também foi solicitado, em caráter de urgência, através de ofício, uma reunião com o prefeito Marcelino Borba.
Integrante da Comissão que encabeçou a ação, Flávia Facio conta que até o momento a prefeitura tem se mostrado ausente quanto às demandas da categoria por não reconhecer a Educação Física como uma área da saúde. “Estamos reivindicando a flexibilização de espaços públicos para que os profissionais de Educação Física possam trabalhar, assim como a abertura gradativa dos estabelecimentos privados”.
Na foto ao lado, estão os integrantes da Comissão Regional de Educação Física de Rio das Ostras no ato de entrega do documento: Fabiana, Débora, Tatiana, Flávia, Thiago e Elide.
Prof. Flávia acredita que com esta atuação da Comissão de Rio das Ostras, ao entregar a Nota, a postura da prefeitura possa ser modificada. “Acreditamos que se o prefeito entender que somos profissionais da saúde e que salvamos vidas através da atividade física, que é essencial, ele passará a ver a Educação Física como atividade essencial e não como comércio”.
A Nota destaca o retorno das atividades nos municípios vizinhos, como Araruama, São Pedro D’Aldeia, Resende e Três Rios sem aumento na contaminação pelo COVID-19, mostrando assim ser uma atividade segura. O documento, assim como o ofício, foi enviado para o e-mail do Departamento de Protocolo e Serviço Administrativo, pois o mesmo se estava recebendo documentos físicos.