O exercício físico é capaz de reverter ou evitar a incidência da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHNA), popularmente conhecida como gordura no fígado. O resultado foi apresentado por profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein e do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A doença acomete cerca de 20% da população geral e é mais prevalente em indivíduos considerados “acima do peso”.
O estudo avaliou 5860 indivíduos entre 18 e 60 anos submetidos a uma bateria de exames entre 2007 e 2013. Aqueles sujeitos sem DHNA que permaneceram ou tornaram-se fisicamente ativos no período de seguimento foram menos suscetíveis ao desenvolvimento da doença; e por outro lado, os sujeitos que permaneceram ou tornaram-se fisicamente ativos e que já apresentavam a gordura no fígado, apresentaram maior chance de reverter a doença.
Esse foi o primeiro estudo que se propôs a analisar o papel da atividade física habitual como fator de proteção e/ou reversão da esteatose hepática não alcoólica. Dessa forma a recomendação da atividade física pode ajudar muito no combate à prevalência dessa doença ainda que outros fatores, como a dieta alimentar devam também ser associados.
Procure um Prof. de Educação Fìsica habilitado no CREF1 para a pratica de exercícios físicos, pois eles sabem quais as melhores atividades para a sua condição corporal. Clique aqui e saiba se o Profissional está qualificado para ministrar aulas.