Notícias

Comunicado, Informes

Educação Física joga um bolaço na manifestação

30/05/2014

A tarde desta quinta-feira (29/05) foi diferente para a Educação Física. Unidos em um manifesto, profissionais e estudantes de Educação Física bateram um bolaço gritando bem alto que as aulas de Educação Física nas escolas devem ser dadas exclusivamente pelos profissionais de Educação Física.
A manifestação, que contou com quase duas mil pessoas – segundo a Polícia Militar, foi realizada em frente ao prédio do Ministério da Cultura, no Centro do Rio de Janeiro, em um ato a favor da aprovação do Projeto de Lei 116/2013, do deputado Otávio Leite, que visa garantir o espaço dos profissionais de Educação Física nas escolas. O Projeto será votado na próxima terça-feira (03/06) no Senado.
Educação Física na mídia
Matéria TV Record – Professores protestam a favor da obrigação de educação física em escolas no Rio
Chamada de Manifestação do Bem, a mobilização contou com atividades esportivas, músicas, gritos a favor da educação e quase duas mil bolas jogadas para o alto. Além de professores que militam pela Educação Física como por exemplo, os conselheiros do CREF1, também estiveram presentes estudantes das Universidades Castelo Branco; Estácio de Sá; Celso Lisboa; Universo (Niterói e São Gonçalo); Moacyr Bastos; Unigranrio e Uniabeu que mostraram interesse pelo futuro da profissão. 
Dirigida pelo prof. Sergio Tavares, coordenador da Frente Parlamentar da Educação Física, a manifestação contou também com a presença dos senadores Lindberg Farias e Marcelo Crivella, do deputado Otávio Leite, da vereadora Cristiane Brasil e do professor Lúcio Rogerio secretário executivo da Frente Parlamentar da Educação Física no Congresso Nacional.
Luta é nacional
Nas redes sociais onde a manifestação também ecoou, através da campanha “Dilma não vete a Educação Física na Escola”, professores comentaram sobre mobilização:
“Tenho orgulho da nossa profissão! E com guerreiros assim, ainda mais!” (Rosângela Zomkowski)
“Orgulhooooooo!!!!!” (Viviana Rodrigues)
“Muita emoção! Orgulho de ser professora de EDUCAÇÃO FÍSICA!” (Ana Beatriz Monteiro)
“Unidos somos mais forte!” (Cayo Lames)
“Unidos por uma Ed. Física melhor para nossas crianças…” (Leonardo Carcará)
De todo Brasil professores e pessoas da sociedade demonstraram apoio à causa da Educação Física, como nas fotos enviadas (veja acima a imagem 2) ao CREF1 pelos professores Rogério Feitoza e Marcos Aurélio que dão aula na Escolinha de Futebol e Centro Educativo Prado em Pernambuco na cidade de Ouricuri.
Entenda o que é o Projeto de Lei 116/2013
O projeto de Lei criado com o número 6520/2009 e que agora atende pela identificação 116/2013 após tramitar nas instâncias competentes, estabelece na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que as aulas de Educação Física na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio sejam ministradas exclusivamente por professores de Educação Física licenciados em nível superior.
Com isso o PL visa garantir o espaço dos profissionais de Educação Física nas escolas, que vem sendo ameaçado pela resolução nº 07 de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) que diz:
“Art. 31 Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.”
Leia outras matérias relacionadas

2000 bolas num grande BOLAÇO 29 de maio – Rio de Janeiro

Vamos para rua no dia 29 de maio

Dilma não vete a Educação Física na escola

Atuar em escola é direito dos Licenciados

Você sabe qual a importância da Educação Física na Escola?

A luta pela Educação Física Escolar

 

Outras notícias:

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

Comunicado

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Campo grande

Fiscalização

Fiscalização flagra leigo ministrando aula de alongamento no município de Miguel Pereira

plugins premium WordPress