Uma operação do CREF1 na região Sul do estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda, movimentou o município nesta última quinta-feira (18/04). Com a comprovação de várias ilegalidades todos os estabelecimentos foram multados pelo Conselho. Alguns chegaram até a fechar as portas para não serem fiscalizados.
A fiscalização começou logo pela manhã, apoiada pela Polícia Civil, com o flagrante de exercício ilegal da profissão (art. 47 da LCP) na aula de musculação em uma das academias.
Em outro estabelecimento uma das salas destinadas às atividades físicas estava desprovida de profissional. “A ausência de profissional de Educação Física habilitado pode gerar danos articulares e musculares por uma sobrecarga excessiva em um movimento realizado de forma inadequada”, explica Bethânia Soares, supervisora de Fiscalização do CREF1 RJ e ES.
O mesmo estabelecimento também apresentou instalações desapropriadas para a prática de atividade física, juntamente com uma outra academia visitada.
Quanto ao fechamento das academias, Bethânia Soares explica o que viu: “Assim que passamos pelas primeiras academias, vimos algumas fechando as portas para não serem fiscalizadas. É muito importante continuarmos contando com o apoio da categoria e da sociedade pelo Disque-Denúncia para flagrarmos as ilegalidades na hora e no local certo”, afirma.
Todas as academias não tinham registro de Pessoa Jurídica e Responsável Técnico, e por esta razão foi lavrado auto de infração e os estabelecimentos foram multados. E em três dos cinco estabelecimentos, os profissionais estavam sem uniforme com indicação de professor e estagiário, como prevê a resolução 070/2011 do CREF1.
A operação contou com a cobertura da TV Globo (afiliada TV Rio Sul) do jornal Foco Regional, do Diário do Vale e outros veículos de comunicação. Em breve postaremos o vídeo da operação, acompanhe!
Denuncie aqui.