Notícias

Comunicado, Informes

Sai sentença favorável ao CREF1 para aplicação de multas

28/11/2013

O CREF1 conseguiu sentença favorável, na última quarta-feira (27/11), quanto ao Mandado de Segurança impetrado pela Associação Brasileira de Academias (ACAD) que visava anular a Resolução 076/2012 do Conselho e todas as multas aplicadas até hoje. A referida Resolução dispõe sobre as multas a serem aplicadas aos estabelecimentos prestadores de atividade física, no caso de irregularidades.
Publicada em julho de 2012, a Resolução orienta citando os tipos de irregularidades passíveis de multa. Não contratar profissional registrado junto ao Conselho; não ter Responsável Técnico; não possuir registro de Pessoa Jurídica, são algumas das situações irregulares citadas na Resolução 076/2012, e que podem oferecer risco à saúde e à segurança dos clientes dos estabelecimentos.
Através das visitas do CREF1 a várias empresas, fiscais e gestores vêm esclarecendo quanto ao cumprimento da Lei 9696/98 e sobre a importância da prática orientada e habilitada de atividade física, ressaltando os cuidados e obrigatoriedades que o estabelecimento precisa cumprir para proporcionar resultados positivos a todos os frequentadores, inclusive aos próprios funcionários.
Para o presidente do CREF1, professor André Fernandes, a decisão favorável da 17º Vara Federal ratificou o correto posicionamento do Conselho: “Este resultado foi uma vitória para todos os profissionais de Educação Física e empresários que cumprem com suas obrigações prestando serviço qualificado e com segurança a toda a população”.
Veja o texto da sentença dada pela Desembargadora Federal Maria Helena Cisne:
Resumindo, a Resolução 076/2012, do CREF-1, que dispõe sobre as multas a serem aplicadas nos casos de irregularidades referentes ao exercício profissional, por decorrer do legitimo exercício do poder de polícia delegado na Lei Federal 9696/98, não é abusiva, ou arbitraria e, por esse motivo, não fere direito liquido e certo dos associados da impetrante.( sic)
ISTO POSTO, JULGO IMPROCEDENTE O PEDIDO E DENEGO A SEGURANÇA, confirmando a decisão denegatória da liminar. ( sic )
P.R.I., inclusive o CREF-1. Oficie-se à autoridade coatora. Oficie-se à Relatora do Agravo de instrumento 2013.02.01.009397-9, Desembargadora Federal Maria Helena Cisne. Dê-se ciência ao MPF.
 

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscalização flagra leigo ministrando aula de alongamento no município de Miguel Pereira

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com Vigilância Sanitária no município de Campos dos Goytacazes

Fiscalização

Fiscais flagram falso profissional durante aula de alongamento no bairro da Penha

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de Treinamento Funcional em Santa Cruz

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis