Uma denúncia levou a equipe de fiscalização do CREF1 a flagrar uma leiga ministrando aulas de treinamento funcional para seis clientes em uma academia localizada no bairro Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A prática caracteriza exercício ilegal da profissão de Educação Física, já que a responsável não possui registro no Conselho.
Durante a inspeção, os fiscais também constataram outras irregularidades. O estabelecimento não possuía responsável técnico nomeado junto ao CREF1, o que reforça sua situação de ilegalidade, além de apresentar a sala de musculação desprovida no primeiro pavimento, em desacordo com as normas exigidas.
Diante das irregularidades, a leiga flagrada responderá ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão. Já a academia recebeu auto de infração e deverá se adequar às exigências legais.
O CREF1 reforça que a presença de profissionais registrados e de um responsável técnico é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.