O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (29/11) em uma escola do município de Queimados (RJ). Após averiguar o exercício ilegal da profissão e registrar a ilegalidade no Termo de Fiscalização, os fiscais do CREF1 RJ tiveram uma surpresa: a diretora da instituição rasgou todo o termo após já o ter assinado.
A operação começou com o flagrante de uma pessoa sem formação superior na área e registro no Conselho à frente das aulas de Educação Física do programa “Mais Educação”. “Nosso trabalho é fiscalizar a profissão garantir que pessoas formadas em Educação Física e habilitadas ocupem seu espaço no mercado de trabalho”, comenta Bethânia Soares, supervisora de Fiscalização do CREF1 RJ/ES.
Como de costume os fiscais apuraram a situação e descreveram no Termo todo o ocorrido, enquadrando o fato como exercício ilegal da profissão (art.47 da LCP). “A diretora rubricou a primeira folha do Termo concordando com tudo o que foi descrito por nossa equipe, e depois rasgou o documento. Nós acionamos o 190 e pedimos apoio da Polícia”, explica Bethânia.
Os fiscais juntamente com o falso professor e a diretora seguiram acompanhados dos policias até a 55ª Delegacia de Queimados. E lá registraram a ocorrência. A dirigente da escola responderá por desacato (art. 331 do Código Penal) por ter tido uma postura antiética e agressiva.
O falso professor responderá por exercício ilegal da profissão junto ao Juizado Especial Criminal (JECRIM).
Continue de olho na profissão! Registre as ilegalidades pelo Disque-Denúncia do CREF1 RJ (27) 3227-1622 ou pelo site, clique aqui.