Notícias

Comunicados

Agora é lei em Nova Friburgo!

08/11/2018

Foi sancionada ontem (6), pelo prefeito Renato Bravo, e protocolada no dia 7, a lei que torna obrigatória a figura do profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF1) na Educação Básica. O documento egue para publicação no Diário Oficial nos próximos dias, quando entra em vigor, e o Executivo terá prazo de um ano para se adequar à determinação.  A lei é de autoria do presidente da Câmara Municipal e vereador, Alexandre Cruz, e é válida para a educação básica em turmas do ensino infantil, fundamental e médio.

Toda a articulação até esta conquista começou quando a Comissão de Profissionais de Educação Física da cidade procurou Alexandre, através do deputado Comte Bittencourt, para montar o melhor texto do projeto de lei 327/2018, que foi aprovado por unanimidade no dia 28 de agosto, tornando-se a Lei 4.644/18.

Inicialmente, o prefeito Renato Bravo havia vetado a proposta porque a considerou inconstitucional, o que representou uma surpresa para a categoria friburguense e motivou uma série de reuniões com as autoridades da cidade, inclusive envolvendo o Ministério Público, para discutir a necessidade do projeto. Toda a mobilização surtiu efeito e no dia 31 de outubro o veto foi retirado.

>>leia mais: Educação física nas escolas, só com professores licenciados

Representante da comissão e profissional de Educação Física, Luciane Ferreira, afirma que essa conquista representou uma grande vitória. “Além das nossas crianças receberem uma orientação profissional mais adequada, a aprovação da lei abre mais oportunidades no mercado de trabalho para a categoria, pois somente profissionais licenciados registrados no CREF1 podem atuar nas escolas”.

O vereador Alexandre Cruz declarou que “ter a educação física e o esporte sendo apresentado às crianças na fase de iniciação escolar até os adolescentes é economizar em gastos com a saúde, orientando-os a ter uma vida saudável. Assim, estamos prevenindo problemas futuros. E, claro, com esse projeto damos aos profissionais da área essa oportunidade de mostrarem a importância do seu trabalho”.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscalização CREF1 flagra 13 escolas municipais de Bom Jardim sem Educação Física Escolar

Informes

Academia de condomínio também precisa de um profissional de Educação Física

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training no Catete

Fiscalização

Fiscalização CREF1 flagra 45 escolas municipais de Saquarema sem Educação Física escolar

Comunicados

Funcionamento Sedes CREF1 em Novembro

Comunicados

Fiscais flagram leigo em academia do município de Duas Barras

plugins premium WordPress