Fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagraram falso profissional orientando atividade de treinamento funcional nesta quarta-feira, dia 03 de maio. Por não possuir registro junto ao Conselho, o leigo foi encaminhado à 72º DP de São Gonçalo, onde prestou esclarecimentos.
No momento do flagrante, o leigo, que possui apenas o Ensino Médio, utilizava um circuito com cama elástica, colchonete, halteres e cones. O denunciado ministrava aulas em um clube da região e no piscinão de São Gonçalo, locais onde possuia muitos clientes e cobrava um valor elevado para orientar as atividades.
Segundo denúncias recebidas pelo CREF1, o leigo se passava por profissional de Educação Física para captar mais clientes, além de divulgar os treinos e “antes e depois” nas redes sociais. Algumas alunas afirmaram ter sofrido lesões por conta dos exercícios.
Além deste caso, o Departamento de Fiscalização do CREF1 também flagrou outros dois casos de exercício ilegal em Piratininga, Niterói. Um supervisionava 40 alunos no salão de musculação e outro com o registro baixado ministrava natação para dois clientes. Os leigos foram encaminhados para a 81º DP da cidade.
Todos os casos de exercício ilegal, caracterizado quando uma pessoa sem formação superior em Educação Física e registro no Conselho se encontra à frente de qualquer atividade física, serão encaminhados ao Ministério Público.
Para a supervisora da Fiscalização, Giovanna Pereira, a população precisa estar alerta para não ser enganada. “A população precisar estar atenta, pois somente um profissional de educação física habilitado está apto a ministrar exercícios com segurança e é capaz de conhecer a especificidade e individualidade de cada aluno”.
Para denunciar a prática ilegal da Educação Física, basta acessar este link ou entrar em contato pelo telefone: (21) 2567-0789.