Notícias

Comunicados

Conselho promove blitz nas praias da Região dos Lagos

22/01/2018

O Conselho Regional de Educação Física (CREF1) realizou uma blitz nas praias da Região dos Lagos neste mês. Durante a ação, os fiscais flagraram 4 exercícios ilegais da profissão (São Pedro da Aldeia, Araruama, Macaé e Rio das Ostras), além de 16 locais sem Responsável Técnico, 15 estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica, 5 salas desprovidas de profissional e 3 profissionais atuando fora da área habilitação.

Denominada Operação Lost, a ação tem o objetivo de fiscalizar o exercício da profissão e assegurar a presença de profissionais habilitados na orientação e acompanhamento das atividades físicas promovidas na orla. Ela já percorreu os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

Acesse o balanço da fiscalização do CREF1 em 2017
Clique aqui e denuncie o exercício ilegal da profissão

Segundo a supervisora de Fiscalização do CREF1, Giovanna Pereira, as ações da fiscalização têm por objetivo defender a sociedade e zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física. “Ter a presença do profissional de educação física em locais onde se pratica as mais variadas formas de atividade física, como academias, estúdios, clubes, entre outros, além de obrigatória, é fundamental, pois ele irá orientar de forma segura e eficiente a prática de exercícios”.

Fiscais flagram exercício ilegal em Rio das Ostras

A operação foi realizada pela segunda vez na Região dos Lagos devido ao visível aumento de atividades realizadas nesses locais ao longo do verão. O retorno da Lost para à região partiu de uma demanda das comissões locais de Educação Física. Para Giovanna, “esses grupos ajudam bastante nesse processo de legalização e normatização da atuação profissional, fiscalizando e orientando os espaços e os profissionais sobre a maneira correta de atuar”.

Na primeira edição da operação, em Lagos, foram flagrados 5 casos de exercício ilegal, 10 salas desprovidas de profissional, 9 estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica e sem Responsável Técnico e 2 profissionais fora da área de habilitação.

Além das operações nas praias, o Conselho continua a fiscalizar as academias, os clubes, os estúdios e os centro esportivos durante esse período. Somente em 2017, 38 falsos profissionais foram flagrados orientando exercícios físicos na Baixada Litorânea, que compreende a Bacia de São João e Região dos Lagos.

Outras notícias:

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

Comunicado

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Campo grande

Fiscalização

Fiscalização flagra leigo ministrando aula de alongamento no município de Miguel Pereira

plugins premium WordPress